Clima tenso na Reunião do Conselho de Cultura de Botucatu

Nesta quarta-feira, 12/03, na Casa da Juventude em Botucatu, ocorreu uma reunião do Conselho de Cultura de Botucatu. O jornalista, Presidente da Rede Alpha, Fernando Bruder participou do encontro, enviando algumas demandas para serem respondidas pela secretária de Cultura, Cristina Cury.

Clima Tenso com a presença da TV Alpha

Desde o início, a reunião foi marcada por um clima tenso, especialmente devido à presença da equipe de filmagem da TV Alpha. Embora a gravação de conselhos seja permitida, pois são reuniões públicas, houve uma votação entre os integrantes do Conselho e a Secretária de Cultura contra a divulgação das imagens pela emissora. Eles alegavam que não dariam direito de imagem. No entanto, de acordo com a advogada Dra. Raphaela Siloto, responsável pelo departamento jurídico da Rede Alpha, tanto os conselheiros quanto a secretária que são agentes públicos e estão em atividade do escopo público ao tem direito de imagem e nao podem impedir qualquer meio de imprensa de serem filmados durante suas atividades públicas. Dessa forma, a equipe da TV Alpha registrou toda a reunião, e está aberta ao público e divulgada amplamente pelas redes sociais e canais de comunicação.

Demandas e Denúncias

O Jornalista Fernando Bruder, desde o mês de fevereiro, protocolou várias matérias jornalísticas e solicitações para que a secretária de Cultura esclarecesse a respeito dos problemas estruturais dos diversos pontos culturais de Botucatu, tais como:

– Teatro Municipal
– Espaço Cultural
– Museu Histórico
– Cine Janelas
– Cine Nelli
– Casa da Juventude
– Estação Ferroviária

No caso do Teatro Municipal, foi feito uma visita pela Comissão da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio) que denunciou várias falhas na estrutura do Teatro Municipal, respaldadas por fotografias.

Respostas da Secretária de Cultura

A Secretária Cris Cury recusou-se, de forma agressiva e truculenta, à responder as perguntas feitas pela imprensa. Além disso, não é a primeira vez que a secretária tenta se esquivar da responsabilidade de responder sobre os questionamentos a respeito da grave situação dos espaços culturais e da perda do acervo histórico e cultural do Museu Municipal. A mesma, ao invés de responder às questões, inclusive feitas pela população, fez uma Nota de Repúdio à REDE ALPHA pela matéria divulgada sobre as graves denúncias da CIPAA sobre o Teatro Municipal e que continua em funcionamento, sem dar à população satisfação sobre os laudos de vistoria feito por 3 engenheiros que a Prefeitura alega terem ido ao teatro após as denúncias. Profissionais esses que ninguém sabe quem são e contra-laudos de vistoria também que ninguém conhece, pois a secretária se recusa a apresentar como contra prova. Houve até um questionamento da secretária Cristina Cury, a respeito da certificação de jornalismo do Jornalista Fernando Bruder. Ela chegou ao cúmulo, exigir que ele apresentasse o seu documento documento de Jornalista. Toda essa cena lamentável para se esquivar de responder os questionamentos, feitos de forma legítima e respeitosa, pelo Presidente da Rede Alpha. Ela também questionou a fonte das denúncias entregues à REDE ALPHA, embora essas informações podem ser tratadas e protegidas por sigilo de fonte.

 

Sobre o registro de jornalista

Fernando Bruder enviou à secretária de Cultura Cristina Cury o documento solicitado e agora está aguardando que a mesma cumpra com a palavra de enviar a documentação solicitada através do Conselho Municipal de Cultura, deixando de forma transparente toda a situação estrutural e documentacional do Teatro Municipal de Botucatu.

 

 

Solicitação de Transparência

Fernando Bruder solicitou a existência de um laudo que contestasse o relatório da CIPAA, além dos nomes dos engenheiros e do diretor da comissão que teriam realizado uma segunda vistoria no local.

A falta de transparência da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Botucatu foi destacada. A secretária afirmou ter solicitado ao Prefeito Fábio Leite que comparecesse à próxima reunião para trazer respostas.

Conclusão

Até o fechamento desta reportagem, o Poder Público não forneceu as respostas e documentações solicitadas, deixando a questão em aberto e gerando insatisfação entre os envolvidos e a população.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.