Nesta quarta-feira, 12/03, na Casa da Juventude em Botucatu, ocorreu uma reunião do Conselho de Cultura de Botucatu. O jornalista, Presidente da Rede Alpha, Fernando Bruder participou do encontro, enviando algumas demandas para serem respondidas pela secretária de Cultura, Cristina Cury.
Clima Tenso com a presença da TV Alpha
Desde o início, a reunião foi marcada por um clima tenso, especialmente devido à presença da equipe de filmagem da TV Alpha. Embora a gravação de conselhos seja permitida, pois são reuniões públicas, houve uma votação entre os integrantes do Conselho e a Secretária de Cultura contra a divulgação das imagens pela emissora. Eles alegavam que não dariam direito de imagem. No entanto, de acordo com a advogada Dra. Raphaela Siloto, responsável pelo departamento jurídico da Rede Alpha, tanto os conselheiros quanto a secretária que são agentes públicos e estão em atividade do escopo público ao tem direito de imagem e nao podem impedir qualquer meio de imprensa de serem filmados durante suas atividades públicas. Dessa forma, a equipe da TV Alpha registrou toda a reunião, e está aberta ao público e divulgada amplamente pelas redes sociais e canais de comunicação.
Demandas e Denúncias
O Jornalista Fernando Bruder, desde o mês de fevereiro, protocolou várias matérias jornalísticas e solicitações para que a secretária de Cultura esclarecesse a respeito dos problemas estruturais dos diversos pontos culturais de Botucatu, tais como:
– Teatro Municipal
– Espaço Cultural
– Museu Histórico
– Cine Janelas
– Cine Nelli
– Casa da Juventude
– Estação Ferroviária
No caso do Teatro Municipal, foi feito uma visita pela Comissão da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio) que denunciou várias falhas na estrutura do Teatro Municipal, respaldadas por fotografias.
Respostas da Secretária de Cultura
A Secretária Cris Cury recusou-se, de forma agressiva e truculenta, à responder as perguntas feitas pela imprensa. Além disso, não é a primeira vez que a secretária tenta se esquivar da responsabilidade de responder sobre os questionamentos a respeito da grave situação dos espaços culturais e da perda do acervo histórico e cultural do Museu Municipal. A mesma, ao invés de responder às questões, inclusive feitas pela população, fez uma Nota de Repúdio à REDE ALPHA pela matéria divulgada sobre as graves denúncias da CIPAA sobre o Teatro Municipal e que continua em funcionamento, sem dar à população satisfação sobre os laudos de vistoria feito por 3 engenheiros que a Prefeitura alega terem ido ao teatro após as denúncias. Profissionais esses que ninguém sabe quem são e contra-laudos de vistoria também que ninguém conhece, pois a secretária se recusa a apresentar como contra prova. Houve até um questionamento da secretária Cristina Cury, a respeito da certificação de jornalismo do Jornalista Fernando Bruder. Ela chegou ao cúmulo, exigir que ele apresentasse o seu documento documento de Jornalista. Toda essa cena lamentável para se esquivar de responder os questionamentos, feitos de forma legítima e respeitosa, pelo Presidente da Rede Alpha. Ela também questionou a fonte das denúncias entregues à REDE ALPHA, embora essas informações podem ser tratadas e protegidas por sigilo de fonte.
Sobre o registro de jornalista
Fernando Bruder enviou à secretária de Cultura Cristina Cury o documento solicitado e agora está aguardando que a mesma cumpra com a palavra de enviar a documentação solicitada através do Conselho Municipal de Cultura, deixando de forma transparente toda a situação estrutural e documentacional do Teatro Municipal de Botucatu.

Solicitação de Transparência
Fernando Bruder solicitou a existência de um laudo que contestasse o relatório da CIPAA, além dos nomes dos engenheiros e do diretor da comissão que teriam realizado uma segunda vistoria no local.
A falta de transparência da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Botucatu foi destacada. A secretária afirmou ter solicitado ao Prefeito Fábio Leite que comparecesse à próxima reunião para trazer respostas.
Conclusão
Até o fechamento desta reportagem, o Poder Público não forneceu as respostas e documentações solicitadas, deixando a questão em aberto e gerando insatisfação entre os envolvidos e a população.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação