Gavião Pexoto (SP) – O processo de certificação está sendo conduzido em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da FAA (EUA) e EASA (Europa). A expectativa da empresa é que a aeronave receba a certificação de tipo e comece a operar comercialmente em 2027.
O projeto da Eve se apoia na expertise de 56 anos da Embraer no setor aeronáutico e em sua rede global de suporte. A proposta do eVTOL prioriza simplicidade, eficiência e segurança, buscando tornar viável a mobilidade aérea urbana em larga escala.
Eve Air Mobility realiza com sucesso o primeiro voo do protótipo em escala real de eVTOL no interior de SP
A Eve Air Mobility, empresa vinculada à Embraer e sediada em São José dos Campos (SP), alcançou nesta sexta-feira (19) um marco importante em seu programa de mobilidade aérea urbana ao realizar o primeiro voo bem-sucedido do protótipo em tamanho real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
O teste, conduzido no centro de ensaios da Embraer em Gavião Peixoto (SP), marcou o início oficial da fase de testes em voo. A aeronave, não tripulada, realizou um voo estacionário para validar a integração dos principais sistemas: arquitetura geral, controles digitais fly-by-wire de quinta geração e sistema de propulsão composto por oito rotores.
Esse é o primeiro passo de uma extensa campanha de testes que, ao longo de 2026, deve incluir centenas de voos experimentais. A Eve pretende construir até seis protótipos para uso nesta fase, com o objetivo de reunir os dados técnicos necessários para a certificação do modelo.
Foto: Ilustrativa/Eve
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação