Drive-thru de carros dentro de shopping em Botucatu é proibido, diz governo

O serviço de drive-thru realizado em um shopping de Botucatu (SP) é considerado proibido para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de SP, já que a cidade está classificada na fase vermelha do Plano SP, que é a mais restritiva e autoriza apenas a abertura de serviços essenciais.

A atividade que permite a entrada de carros começou a atender os moradores nesta quinta-feira (2) e, para isso, liberou a entrada dos carros dentro dos corredores do prédio para os clientes retirarem os produtos na porta das lojas.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que as atividades nos shopping centers estão proibidas na fase vermelha do Plano SP e que os municípios que desrespeitarem o protocolo de reabertura gradual da economia do estado, conforme consta no Plano, estarão sujeitos a ações propostas pelo Ministério Público.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, é permitida a entrega de produtos por drive-thru no estacionamento do comércio, quando a cidade está na fase mais restritiva. Porém, como o serviço está sendo feito dentro dos corredores do shopping, de acordo com o governo, ele não deveria estar sendo realizado.

Ao G1, a prefeitura de Botucatu afirmou na tarde desta quinta-feira (2) que está avaliando o procedimento adotado pelo estabelecimento junto aos órgãos competentes.

No período da manhã, a assessoria informou a reportagem que a ação estava sendo realizada devido às deliberações 2, 3 e 5 do Comitê Covid-19, que permitem atividades drive-thru e deliverys em estabelecimentos comerciais.

O administrador do shopping, Henrique Faraldo, alega que o serviço só começou a ser realizado porque estaria dentro da legislação.

“Nós nos programamos para isso e seguimos toda a legislação, incluindo esta fase mais restritiva do Plano São Paulo. O que fazemos aqui é um o ‘drive-thru’ puro, com total responsabilidade e segurança que um serviço do tipo na rua não pode oferecer”, diz.

“Só entram carros, os ocupantes têm a temperatura aferida, e ninguém pode entrar a pé no local. Ou seja, o shopping não está aberto ao atendimento presencial, apenas no sistema de drive-thru, que é permitido nesta fase”, ressalta.

Compras por drive-thru

Segundo o shopping, a medida foi tomada para “manter a segurança dos clientes e seguir as recomendações de isolamento durante as ações de prevenção ao coronavírus”.

Conforme informou o shopping, os consumidores terão permissão para entrar nos corredores do prédio de carro, seguindo as recomendações de segurança e usando máscaras.

Além disso, haverá sinalização para regrar a velocidade e o sentido do fluxo dos veículos dentro do estabelecimento. Não serão permitidos carros movidos a Diesel e motocicletas.

Antes da entrada no estabelecimento, os veículo também vão passar por uma triagem, que vai analisar as condições higiênicas do veículo, se há fumaça ou vazamento de óleo.

Shopping ‘dividido’

Não foi a primeira vez que uma medida inusitada chamou a atenção em um shopping do interior de SP. Um centro de compras localizado entre os municípios de Votorantim e Sorocaba foi “dividido” pela flexibilização do comércio.

Como Sorocaba estava na fase vermelha do Plano SP, as lojas localizadas na área do shopping que pertencem ao município precisaram ficar fechadas. Já as lojas da área de Votorantim continuaram funcionando normalmente.

fonte: G1

Foto: Guilherme Miletta/TV TEM

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Menor é encaminhado pela GCM ao NAI por tráfico de drogas no Jardim Brasil

Na noite de ontem (23), a Equipe GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) com os gcms Fabris, Zambonato, Lauriano e ...