25 anos: Instituto de Biociências de Botucatu celebra Jubileu de Prata do curso de nutrição

No último sábado (15), marcando o último dia da XXIII Jornada de Nutrição da Unesp Botucatu, aconteceu a cerimônia em comemoração ao Jubileu de Prata do curso de graduação em nutrição do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, celebrando 25 anos de atividade.

A mesa de abertura da cerimônia de celebração foi composta pelo professor Cesar Martins, chefe de gabinete da Unesp, representando o professor Pasqual Barretti, reitor da Unesp; professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB; professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp – Câmpus de Botucatu; professor Luiz César Ribas, docente da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp – Câmpus de Botucatu, representando o professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor da FCA; professora Flávia Queiroga Aranha, coordenadora do curso de Nutrição do IBB; professora Caroline de Barros Gomes, docente do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da FMB, representando a Comissão Organizadora do Jubileu de Prata; e Daniela Salete Biagioni Vulcano, nutricionista do Serviço de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas (HC) da FMB.

Em 2023, durante o segundo semestre, o curso de nutrição do IBB recebeu a intercambista Ximena Masetto, da Universidade Nacional Entre Rios (UNER), que participou de duas disciplinas do 4º ano: Educação Nutricional e Teoria e Prática da Comunicação. Ela também atuou em várias atividades extracurriculares, tais como estágios, eventos e atividades de extensão. O intercâmbio foi realizado por meio do benefício concedido pelo Programa Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que oferece bolsa para estadia de alunos por um semestre.

Homenagens

Atuando como diretora do IBB no período de 2005 – 2009, coordenadora do curso de nutrição no período de 1999 e 2001 e vice-coordenadora no período de 2001 e 2003, a professora Maria de Lourdes Mendes Vicentini Paulino, docente do Departamento de Fisiologia do IBB, compartilhou lembranças que marcaram o início do curso no Câmpus de Botucatu. “Posso dizer que foram dias e meses de muito trabalho e dedicação. Um grande aprendizado e um grande desafio, mas, acima de tudo, tenho uma satisfação imensa em fazer parte dessa história!”, afirmou a docente, compartilhando o amor que possui pelo curso. “Agora, fora da universidade, toda vez que eu tenho contato com um nutricionista, pergunto se estudou no IBB, e quando dizem que sim, tenho certeza da excelente formação”.

Da universidade à jornada de trabalho

As nutricionistas Raquel Bicudo e Betania Nogueira Lopes, egressas da 1ª turma de nutrição do IBB compartilharam suas trajetórias profissionais, os desafios que encontraram ao longo dos anos atuando nas áreas que escolheram e, principalmente, como superaram os desafios e trilharam um importante caminho dentro da nutrição. Entre memórias da época da faculdade, os primeiros desafios na vida profissional como recém-formadas e o desafio de conciliar vida profissional e pessoal, as nutricionistas recordaram os ensinamentos que os docentes do IBB transmitiram durante os anos de graduação.

Ações de extensão da nutrição

Representando a 25ª turma do curso de nutrição, a aluna Enya Julia Zucari Nogueira compartilhou com os presentes as ações promovidas atualmente pelos estudantes do curso na universidade, como atividades de extensão, ações de sustentabilidade e inclusão por meio de projetos, ligas acadêmicas, organização de eventos científicos, entre outras atividades. Para marcar os 25 anos, a comissão organizadora do Jubileu de Prata lançou um documentário em comemoração à data. O documentário contou com a colaboração do servidor João Pimentel de Andrades.

Corpo docente

Seguindo as homenagens, professora Maria Antonieta Barros Leite Carvalhaes, docente do Departamento de Enfermagem da FMB e responsável por ministrar as disciplinas de Nutrição Materno-Infantil e Saúde Pública para os cursos de graduação em Enfermagem (FMB) e Nutrição (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu, prestou homenagem para a professora Silvia Justina Papini, docente aposentada do Departamento de Enfermagem da FMB, por sua significativa contribuição para o curso ao longos dos anos em que atuou como docente, participando da formação de tantos profissionais da área da nutrição. A aluna Jessica Emy Komuro da 11ª turma de nutrição participou da homenagem compartilhando as memórias que a professora cultivou nos alunos do IBB.

Homenagem para a primeira turma de nutrição do IBB

Com o objetivo de homenagear e eternizar os alunos que ingressaram na primeira turma de nutrição do IBB e enfrentaram os desafios de serem pioneiros, contribuindo ativamente para a solidificação do curso, a egressa Michele Cristina Ferreira, aluna da 4ª turma, com a colaboração de Ana Elisa Arone, aluna da 2ª turma, discursou a respeito dos momentos vividos nos primeiros anos do curso, como a chegada a Botucatu, as mudanças do Câmpus para se adequar a carga horária do curso noturno e os inúmeros outros desafios ultrapassados ao longo dos anos. As egressas homenagearam o nome de cada um dos alunos da 1ª turma, reunindo os presentes no palco para a entrega de uma homenagem.

A professora Flávia Queiroga Aranha, coordenadora do curso de Nutrição do IBB, estendeu as homenagens contemplando todas as turmas formadas no curso ao longo dos 25 anos. Simbolizando cada turma, seus respectivos representantes de turma participaram de uma foto oficial.

Premiação XXIII Jonub

Como parte da celebração do Jubileu de Prata de nutrição, durante a cerimônia de comemoração, a comissão organizadora da 23ª edição da jornada apresentou os trabalhos premiados na XXIII Jonub. As alunas Ana Flávia Venâncio Soares de Oliveira e Luiza Dias Machado foram as responsáveis por parabenizar os alunos selecionados.

Eternizando o Jubileu de Prata

O descerramento da placa em homenagem aos 25 anos de atividades do curso de graduação em nutrição do IBB foi feito pelos docentes Willian Fernando Zambuzzi, Flávia Queiroga Aranha e Caroline de Barros Gomes. Como diz a placa que ficará fixada no Câmpus: “Que venham mais 25 anos de história até a prata virar ouro”.

O encerramento da cerimônia de celebração foi marcado pelo plantio de uma jabuticabeira, localizada na frente do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan).

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.