Ministro Luís Roberto Barroso antecipa aposentadoria e Lula fará nova indicação ao Supremo Tribunal Federal

Após 12 anos, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (09), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Em discurso no plenário, ele disse que “é hora de seguir outros rumos”, chorou e foi aplaudido pelos colegas da Corte. O magistrado poderia seguir no cargo até 2033, mas decidiu deixar a cadeira antecipadamente, inaugurando a corrida por um novo indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os favoritos, estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, considerado nome de confiança do chefe do Executivo, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. Outro nome cotado é o do controlador-geral da União, Vinícius Carvalho. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) era um dos nomes especulados para a vaga do ministro Flávio Dino, em 2023, mas perdeu força para a cadeira de Barroso. Ex-presidente do Congresso Nacional, é próximo do decano do STF Gilmar Mendes.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.