Campanha Fique Sabendo começa em dezembro com incentivo para o teste de HIV e sífilis

Neste ano de 2021, ocorre a 14ª edição da Campanha Fique Sabendo, uma campanha de iniciativa do Programa Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo para testagem do HIV e da sífilis. A Secretaria de Saúde de Botucatu, através do Programa Municipal DST/AIDS, realiza na cidade a campanha que tem por objetivo estimular a população a realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente aqueles que possuem vida sexual ativa, que nunca realizaram o teste de HIV ou sífilis na vida e pertencem aos grupos mais atingidos pela Aids e pela sífilis.

Todas as 22 Unidades de Saúde e o Espaço Saúde, ao lado do SAMU, executam o teste rápido de HIV e sífilis e oferecem suporte, tratamento e acompanhamento, não só na campanha, mas durante todo o ano, intensificando as ações neste período.

Serão realizadas também atividades de Campanha, com a realização dos testes em alguns pontos da cidade:

– Dia 02/12 (quinta-feira) – Praça do Bairro – das 9 às 13h30;

– Dia 04/12 (sábado) – Praça do Bosque – das 9 às 13h30;

– Dia 05/12 (domingo): Porto Said – das 9 às 11h30, e Rio Bonito – das 12 às 15 horas;

– Dia 09/12 (sexta-feira) – Cohab I – Das 18 às 21 horas;

– Dia 10/12 (sexta-feira) – Praça do Itamaraty – das 18 às 21 horas.

“A Campanha também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico. A Aids permanece entre as cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 e 34 anos de idade no estado.  A maioria das pessoas infectadas não acha que precisam se testar”, afirmou Thaís Renata Espernega, Coordenadora do Programa Municipal DST/Aids.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro passa a ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) desde a publicação da Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República

Mais informações:

Campanha Fique Sabendo 2021/ Programa Municipal DST/Aids

Telefone: (14) 3811-1125

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.