Doutoranda do IBB conquista grande Prêmio Unesp de Teses

No cenário acadêmico, a pesquisa de excelência é uma força motriz para o avanço da sociedade, contribuindo para inovações sociais, culturais e tecnológicas. No âmbito da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), uma tese de doutorado desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética), do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, recebeu o grande Prêmio Unesp de Teses.

Em sua edição de 2022, o Prêmio Unesp de Teses premiou teses em quatro categorias: Biológicas/Saúde; Exatas; Humanidades e Agrárias. A tese desenvolvida no IBB conquistou o prêmio Unesp de Teses na categoria Biológicas/Saúde e, dentre as quatro teses premiadas, também foi selecionada para receber o Grande Prêmio Unesp de Teses.

A tese premiada foi desenvolvida por Sarah Santiloni Cury, sob a orientação do Prof. Dr. Robson Francisco Carvalho, ambos do IBB. A tese intitulada “Perfil transcricional do secretoma do microambiente tumoral para identificação de potenciais mediadores de caquexia,” explorou o conjunto de proteínas secretadas pelas células tumorais de pacientes com câncer de pulmão. O objetivo foi identificar mediadores e biomarcadores da caquexia, uma síndrome complexa caracterizada pela perda severa de peso e de massa muscular, especialmente relevante no caso de câncer de pulmão. A pesquisa não apenas representa um avanço significativo na compreensão da caquexia, mas também destaca o compromisso da Unesp em promover estudos que impactem diretamente a saúde e o bem-estar da sociedade.

Além de sua premiação no Prêmio Unesp de Teses, a tese de doutorado de Sarah Cury já havia sido reconhecida internacionalmente. Anteriormente, recebeu prêmios em eventos como melhor apresentação oral no “3rd Multidisciplinary International Course on Computational Systems Biology of Cancer – Promises of Artificial Intelligence” (evento organizado pela “European Molecular Biology Organization”, em 2020) e o “Travel Award” no “7th Cancer Cachexia Conference“, realizado na Escócia, em 2023.

Além da vitória na categoria Biológicas/Saúde, o IBB também se destacou na área Agrária. A tese vencedora, intitulada “Estudo proteômico do tecido hepático e muscular de frangos de corte suplementados com óleo da semente de maracujá”, de autoria de Andrey Sávio de Almeida Assunção, do Programa de Pós- Graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – Câmpus de Botucatu, foi orientada pelo prof. Dr. Pedro de Magalhães Padilha, docente do IBB.

Na categoria Exatas, Rafael Turra Alarcon, orientado por Gilbert Bannach, da Faculdade de Ciências (FC), explorou a “Modificação estrutural de triacilgliceróis visando a obtenção de monômeros e polímeros seguindo os princípios da química verde”. A tese desenvolvida pelo Rafael também foi contemplada com o Grande Prêmio Unesp de Teses. Na categoria Humanas, Neuraci Rocha Vidal Amorim, orientada por Leila Santos Abreu-Tardelli, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), explorou os “Conflitos como dimensão da atividade de formação de professores na hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) em contexto pandêmico”.

O Prêmio Unesp de Teses não apenas celebra o talento dos pesquisadores, mas também reforça o compromisso da universidade em promover uma pós-graduação de qualidade, alinhada às demandas da sociedade e capaz de gerar impacto real no mundo. O reconhecimento da pesquisa de Sarah e outros premiados destaca a relevância da ciência na construção de um futuro mais sustentável e inovador.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.