Escola comemora Dia do Meio Ambiente com atividade do projeto Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação

A EMEFI Hernani Donatto, realizou uma série de atividades nesta quarta-feira, 07, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05. Entre as atividades, houve espaço para o Projeto de Extensão Passarinhando, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, que restaurou a Trilha da Ibiaçá para a observação de aves e instalou placas sinalizadoras. A Secretaria do Verde, que soma esforços, anunciou o cercamento da nascente ao lado da escola.

O evento teve a presença de alunos do Colégio Embraer “Casimiro Montenegro Filho”, o mais novo parceiro do Projeto Passarinhando, que também está interessado na observação de aves e na conservação do Cerrado.

Os alunos da EMEFI Hernani Donato dos 5º anos fizeram apresentações teatrais sobre o tema da água, enaltecendo a importância da Nascente Ibiaçá e da trilha ecológica. Depois os alunos do 4º ano fizeram uma passarinhada com os estudantes do Colégio Embraer pelas três trilhas da escola e no comedouro, tendo registrado 26 espécies.

Participaram e prestigiaram do evento, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Gabriel, o Secretário do Verde, Fillipe Martins, a coordenadora do projeto de Extensão Passarinhando, Silvia Mitiko Nishida, a diretora da Escola Hernani Donato Eunice Pedro dos Santos, a educadora Cristina Mattos, a técnica de ensino do Colégio Embraer Bárbara Fernandes, a ex-diretora da escola Cátia Sardinha, a Professora Roseli Kraus (5º ano) e o Professor Vinicius Nunes (4º ano), além de funcionários da escola.

“Atividades de educação ambiental à céu aberto como as de hoje, desenvolvem e fortalecem nos alunos a consciência e o compromisso sobre sustentabilidade e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Tenho certeza que gerarão frutos importantes não só aqui na escola, mas também em casa e na comunidade do entorno escolar. Essa escola é muito privilegiada, pois além de uma nascente próxima, tem o fragmento de cerrado Floresta Estadual de Botucatu (FEB) como sala de aula de Ciências”, afirmou a Profª Silvia Nishida.

As atividades contaram ainda com a apresentação de uma canção composta por uma ex-professora da escola, um cordel e uma peça de teatro por alunos do 5º ano sobre a importância de economizar água, e o plantio de mudas nativas e atrativas de aves, doadas pela Secretaria do Verde e pelo Passarinhando.

O projeto de extensão Passarinhando, que faz parte do Laboratório de Etologia do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências, atua com crianças do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de repassar por meio da observação de aves, sua importância ecologia em áreas verdes da Cidade e nas unidades de conservação.

Confira tudo sobre o projeto na página do Instagram @passarinhando.botucatu e no site passarinhando.com.

 

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.