Agora, está proibido no Brasil o uso de animais vertebrados em pesquisas, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
- A resolução é do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal e não afeta o desenvolvimento de vacinas e medicamentos e nem o teste em humanos.
Como vai funcionar? A medida vale para os casos em que os ingredientes e compostos já possuam segurança e eficácia comparada cientificamente.
Nas situações em que as fórmulas sejam novas, a norma estabelece que sejam utilizados métodos alternativos reconhecidos pelo órgão que substituem ou reduzem o uso de animais.
Além de atender uma demanda das sociedades protetoras dos animais, a resolução vai ao encontro da legislação internacional — já que os 27 países da União Europeia já possuem leis semelhantes.
Zoom Out: Bem antes de qualquer determinação legal, várias marcas de cosméticos já pararam de realizar testes em animais. Isso porque, para muitos jovens da geração Z, esse é um fator determinante na hora de fazer compras. Lembra do coelhinho?