Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de pessoas com HIV

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou a marca de um milhão de pessoas vivendo com HIV. No mundo, estima-se um total de 38 milhões de pessoas infectadas pelo vírus.

  • Por aqui, entre 2011 e 2021, o número de diagnósticos subiu 198%, passando de 14 mil para 41 mil. Somente em 2022 foram mais de 20 mil registros.

Por outro lado, graças à evolução do tratamento, os casos de AIDS — estágio avançado da doença — caíram quase 20% no mesmo período. Isso porque, os medicamentos atuais controlam a infecção do HIV, impedindo a sua evolução para a forma mais grave.

Alerta para os jovens 🚨

Embora, no geral, a tendência seja de queda nos casos da AIDS, os homens de 14 a 29 anos estão vendo um aumento nas notificações da doença. Enquanto, nacionalmente, a queda foi de 18,5%, para essa turma, os casos subiram 20%.

Entre as meninas da mesma faixa etária houve queda, porém o número de casos ainda acende um alerta para a prevenção entre os mais novos.

De 2009 para 2019, o uso de preservativo entre os adolescentes caiu quase 14% no Brasil. A geração que não viu o ápice da AIDS parece subestimar os riscos das ISTs.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.