Hackers estão intensificando suas operações no Brasil com uso de novas tecnologias

Hackers estão intensificando suas operações no Brasil com o uso de novas tecnologias. Uma campanha de phishing está utilizando ferramentas de inteligência artificial para criar clones de sites do governo, como DETRAN e MEC, com o objetivo de enganar os usuários a fazerem pagamentos via PIX. Esses sites falsos parecem extremamente convincentes, pois validam CPFs em tempo real e são promovidos através de técnicas que os colocam no topo dos resultados de busca.

Em paralelo, uma campanha internacional de malware, com foco principal no Brasil, está distribuindo o trojan Efimer através de e-mails fraudulentos, torrents e sites comprometidos. Este malware é projetado para roubar criptomoedas, agindo como um “clipper” que troca os endereços de carteiras digitais copiados pela vítima pelos dos invasores. Com mais de 5.000 vítimas já registradas, o Efimer demonstra a crescente sofisticação dos grupos hackers que visam tanto usuários individuais quanto ambientes corporativos.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.