Aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, com apoio da Fundibio (Fundação do Instituto de Biociências), o II Simpósio Labids: “As diferentes vertentes da biologia do desenvolvimento”. O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Biologia do Desenvolvimento e Saúde (Labids), do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu e reuniu aproximadamente 120 inscritos.
A mesa de abertura do evento contou com a presença dos docentes Luis Antonio Justulin Junior, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IBB, Antonio Leão Castilho, do Departamento de Zoologia do IBB, e dos alunos Matheus Naia Fioretto e Patrick Vieira de Souza, do Programa de Pós-graduação (PPG) de Biologia Geral e Aplicada (BGA) do IBB.
Direcionado para alunos da graduação, pós-graduação e membros de outras instituições externas, o simpósio teve como objetivo disseminar o conhecimento aplicado ao conceito das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença (DOHaD). Dentre os temas abordados, estiveram, por exemplo, o papel da melatonina na saúde e na doença ovariana, potenciais fármacos para o tratamento de pré-eclâmpsia, terpenos no desenvolvimento de medicamentos para a saúde, entre outros.
“Foi uma alegria imensa estar presente em mais um simpósio, que divulga para a comunidade os ensinamentos adquiridos em nossos projetos de extensão. A liga acadêmica tem sua essência no papel do desenvolvimento de ações extensionistas, e como agrega estudantes de outras universidades para além da Unesp, mostra o protagonismo de diferentes alunos no meio acadêmico”, explicou o docente Luis Antonio Justulin Junior.
Além disso, na abertura do evento, houve a apresentação do Bando de Teatro Científico Siriema, do IBB, que divulga ciência através das artes cênicas, buscando, com esta abordagem, ampliar o interesse pela temática científica. Na sequência, foram realizadas três palestras com professores da Unesp. No último dia da programação, o circuito incluiu mais três diferentes temas relacionados ao assunto central do simpósio e uma mesa-redonda.