II Simpósio Labids abordou as vertentes da biologia do desenvolvimento

Aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, com apoio da Fundibio (Fundação do Instituto de Biociências), o II Simpósio Labids: “As diferentes vertentes da biologia do desenvolvimento”. O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Biologia do Desenvolvimento e Saúde (Labids), do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu e reuniu aproximadamente 120 inscritos.

A mesa de abertura do evento contou com a presença dos docentes Luis Antonio Justulin Junior, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IBB, Antonio Leão Castilho, do Departamento de Zoologia do IBB, e dos alunos Matheus Naia Fioretto e Patrick Vieira de Souza, do Programa de Pós-graduação (PPG) de Biologia Geral e Aplicada (BGA) do IBB.

Direcionado para alunos da graduação, pós-graduação e membros de outras instituições externas, o simpósio teve como objetivo disseminar o conhecimento aplicado ao conceito das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença (DOHaD). Dentre os temas abordados, estiveram, por exemplo, o papel da melatonina na saúde e na doença ovariana, potenciais fármacos para o tratamento de pré-eclâmpsia, terpenos no desenvolvimento de medicamentos para a saúde, entre outros.

“Foi uma alegria imensa estar presente em mais um simpósio, que divulga para a comunidade os ensinamentos adquiridos em nossos projetos de extensão. A liga acadêmica tem sua essência no papel do desenvolvimento de ações extensionistas, e como agrega estudantes de outras universidades para além da Unesp, mostra o protagonismo de diferentes alunos no meio acadêmico”, explicou o docente Luis Antonio Justulin Junior.

Além disso, na abertura do evento, houve a apresentação do Bando de Teatro Científico Siriema, do IBB, que divulga ciência através das artes cênicas, buscando, com esta abordagem, ampliar o interesse pela temática científica. Na sequência, foram realizadas três palestras com professores da Unesp. No último dia da programação, o circuito incluiu mais três diferentes temas relacionados ao assunto central do simpósio e uma mesa-redonda.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.