Jato russo colide com drone americano sobre o Mar Negro

Mais probleminhas geopolíticos. No mais grave incidente entre aeronaves desde o começo da guerra da Ucrânia, ontem, um jato russo colidiu com um drone dos EUA sobre o Mar Negro.

Basicamente, o jato atingiu a hélice do drone, resultando em uma “perda total” da aeronave não tripulada.
🇺🇸 A Força Aérea dos EUA disse que o drone caiu no mar pelo começo da manhã, e acusou a Rússia de praticar uma conduta e de tentar interferir contra a operação, sem a culpar diretamente pela derrubada do aparelho.

🇷🇺 Já o Ministério da Defesa da Rússia disse que dois de seus caças Sukhoi Su-27 interceptaram o drone após ele ter violado o espaço aéreo russo. Segundo eles, o aparelho caiu devido a uma manobra abrupta e não houve nenhum tipo de colisão.

Contexto
O Mar Negro é um dos pontos de maior atrito entre Forças Aéreas do mundo, ao lado do estreito de Taiwan, do mar do Sul da China e das águas do Pacífico Ocidental. Em todas elas, russos e chineses se opõem a americanos e seus aliados.

Com interceptações semanais — quando não diárias —, sempre há o risco de uma colisão acidental ser lida como um ato de agressão. Com o contexto da Guerra da Ucrânia, isso ficou ainda mais perigoso.

Por falar em conflito: Um dos favoritos à presidência dos EUA em 2024, DeSantis, disse ontem que defender a Ucrânia não deveria ser um objetivo vital para os americanos. Deu o que falar…

Outros destaques pelo mundo:

Partiu terra do chá? Reino Unido procura trabalhadores para preencher mais de um milhão de vagas de emprego
Protesto contra a Reforma da Previdência. Greve de garis transforma Paris em lixão a céu aberto
Primeira vez desde o início da pandemia. China reabrirá fronteiras para estrangeiros

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.