A Justiça Eleitoral condenou 14 candidatos que disputaram o cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2024 em Francisco Alves, no noroeste do Paraná, após a comprovação de um esquema de compra de votos por meio da distribuição de “vales-combustível”.
Entre os condenados, sete foram eleitos e atualmente exercem mandato na Câmara Municipal. Apesar da decisão, eles seguem nos cargos, uma vez que ainda cabe recurso e o processo não transitou em julgado.
A sentença determina que os 14 candidatos fiquem inelegíveis por oito anos, contados a partir das eleições de 2024, além da anulação dos votos recebidos. No caso dos parlamentares eleitos, a decisão judicial também prevê a perda dos mandatos, medida que só será efetivada após o esgotamento das possibilidades de recurso.
O esquema foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). Segundo a Promotoria de Justiça de Iporã, os envolvidos praticaram abuso de poder econômico ao operar um esquema ilícito de distribuição de vales-combustível a eleitores em troca de votos e apoio político, conduta vedada pela legislação eleitoral.
A reportagem tenta contato com as defesas dos vereadores e demais candidatos condenados para que possam se manifestar sobre a decisão judicial. Até o momento, não houve retorno.
Foto: Reprodução