Últimas Notícias

Prefeitura adquire nova ambulância para o SAMU 192

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nova ambulância de suporte básico, para utilização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU 192.

A ambulância, tipo furgão com teto alto, possui todos os equipamentos necessários para o atendimento de emergências na Cidade. O serviço do SAMU na Cidade atua com um veículo de suporte avançado e dois de suporte básico.

“Ambulância nova significa mais conforto para os pacientes, melhores condições para os profissionais que atuam todos os dias no atendimento da Cidade, e mais agilidade na chegada às ocorrências. Vai qualificar o trabalho do SAMU que já é de excelência em Botucatu”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

O investimento é de aproximadamente R$ 200 mil, vindo de emenda parlamentar e também de contrapartida dos cofres públicos.

SAMU 10 anos

Neste ano de 2021, o SAMU completa 10 anos de atuação em Botucatu. De 2011 até hoje, já foram recebidas mais de 350 mil chamadas pelo SAMU e realizados mais de 60 mil atendimentos com suas ambulâncias.

A equipe das Centrais de Regulação, local onde os chamados são recebidos, é composta por telefonistas auxiliares de regulação médica (que recebem os primeiros chamados) e médicos reguladores. Este último profissional, por sua vez, é responsável pelo gerenciamento dos casos de urgência e emergência de toda região além do encaminhamento de ambulâncias e recursos para o atendimento da população. É ele quem decide todo o fluxo das Centrais de Regulação e Urgência do SAMU 192.

Além da equipe da Central de Regulação o serviço conta com os profissionais que tripulam as ambulâncias e fazem o atendimento nos casos de urgência e emergência. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Para garantir a segurança da equipe e dos pacientes, o serviço também conta com uma equipe de lavadores de ambulância, os quais também participam indiretamente do atendimento, garantindo higiene e segurança aos pacientes, especialmente em tempos de COVID-19.

Priscila Masquetto, chefe do SAMU 192, relata que “ao longo destes dez anos o serviço tornou-se imprescindível para Botucatu, atuando com profissionais qualificados. Nossas equipes levam assistência de urgência e emergência para toda a população do nosso município, com a média de tempo de atendimento para os casos graves de 11 minutos, desde o chamado telefônico. O atendimento especializado se inicia na casa ou local da ocorrência da urgência/emergência e na sequência conecta pacientes aos serviços de saúde, de acordo com a complexidade necessária para seu atendimento, sejam os prontos socorros ou hospitais. E foi assim que nestes dez anos, trabalhando em equipe com toda a rede de serviços de urgência e emergência, o SAMU 192 Botucatu salvou muitas vidas e evitou que muitas pessoas convivessem com sequelas graves”.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Unidades de Saúde dão início a Campanha de Nacional contra Poliomielite e Multivacinação

Todas as unidades de saúde de Botucatu já estão realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. ...