Pesquisa do IBB sobre osteoblastos ganha destaque nacional

Na semana em que completa 60 anos, o Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu ganhou mais uma vez destaque nacional em suas produções científicas. A Revista Galileu, um dos mais importantes portais de divulgação científica do Brasil, veiculou o estudo de pesquisadores do IBB, que desenvolveu um novo biomaterial que acelera a diferenciação de células que produzem ossos – conhecidas como osteoblastos.

O estudo, que também foi pauta da Agência FAPESP, mostrou que o desenvolvimento de um fosfato de cálcio – molécula com estrutura semelhante ao mineral ósseo – carregado (dopado) com cobalto é capaz de estimular a diferenciação dos osteoblastos. O resultado foi publicado no Journal of Biomedical Materials Research (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jbm.b.35319#)

O vice-diretor do Instituto de Biociências, Prof. Willian Fernando Zambuzzi, biólogo responsável pelo estudo, explicou detalhes da pesquisa.

“Nossos dados reúnem, pela primeira vez, evidências suficientes baseadas na hipóxia [baixa concentração de oxigênio] de que podemos ter um novo material biomimético com perspectivas de regenerar o tecido ósseo. Em enxertos nem sempre há condições de quantidade e qualidade suficientes para que o osso autógeno [removido do próprio paciente para enxerto] seja usado na clínica”, afirmou Zambuzzi.

Atualmente, tratamentos para pacientes que precisam de enxerto, seja por fraturas, por intervenções para retirada de tumores (ressecção) ou mesmo em próteses dentárias, acabam usando fragmentos de ossos provenientes do próprio indivíduo. Esse processo, no entanto, demanda cirurgias adicionais para a obtenção do material autógeno, com aumento do risco de infecções e maior tempo de convalescença.

Pesquisador da biologia do osso desde os anos 2000, Zambuzzi tem apoio da FAPESP e é orientador do doutorando Gerson Santos de Almeida, primeiro autor do trabalho. Segundo o professor, o grupo tem buscado conhecer moléculas e mecanismos envolvidos no desenvolvimento ósseo e sua relação com biomateriais.

Confira as duas publicações nos links abaixo:

Revista Galileu: https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2023/10/biomaterial-desenvolvido-na-unesp-se-mostra-capaz-de-acelerar-a-regeneracao-ossea.ghtml

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.