Claudia Bassetto lança livro “Elda Moscogliato, um começo de conversa” no sábado, 29
Obra memorialística aborda trajetória da cronista que marcou a vida cultural da cidade de Botucatu e oferece ao leitor um percurso por ruas e acontecimentos que, de alguma forma, constituem tantos outros botucatuenses. Evento acontece na Pinacoteca, com entrada franca
No dia 29 de novembro de 2025, às 11h, a Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Teles, 1040, Centro) recebe o lançamento do livro “Elda Moscogliato, um começo de conversa” (Editora Mireveja, 288 páginas), assinado por Claudia Bassetto, professora, artista visual e membro da Academia Botucatuense de Letras (ABL). Mais do que um livro, a publicação integra um projeto multimídia que celebra a leitura, a escrita, a cena teatral e a memória cultural de Botucatu (SP).
Selecionado entre mais de 600 projetos em edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), em 2024, o projeto se desdobra em múltiplas linguagens: além do livro, inclui audiolivro, e-book, ações educativas e a peça teatral “Querida Elda”, com dramaturgia de Solange Rivas e apresentação da Cia de Teatro Chafariz. Financiada com verbas de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, a iniciativa tem apoio da Academia Botucatuense de Letras e das Secretarias de Educação e de Cultura de Botucatu.
A pesquisa do livro
Em 2009, ao assumir a cadeira 26 da Academia Botucatuense de Letras, cuja patrona é Elda Moscogliato (1916-2000), Claudia Bassetto iniciou uma pesquisa sobre a trajetória da cronista que marcou a vida cultural da cidade. Até então, a autora conhecia Elda apenas pelas colunas de jornal. Movida pela curiosidade e pelo encanto com a escrita da cronista, Claudia começou a reconstruir os caminhos dessa mulher que transformava o cotidiano em poesia.
A autora embarca, então, numa aventura, criando uma teia poética em que sua vida se entrelaça à obra da personagem-escritora.
“O acesso ao arquivo pessoal de Elda – repleto de cartas, crônicas, anotações e fotografias do álbum da família Moscogliato – foi possível graças à colaboração de Maria Anna, a “Nhá”, irmã caçula de Elda”, recorda-se Claudia. “Ela me abriu a casa da rua General Telles com a intenção de ter um registro fiel da história da irmã e da família. Nhá compartilhou suas memórias em conversas sempre orais, sem gravações, em respeito à confiança estabelecida. A cada encontro, eu me via mais imersa na história”.
Filha de Vicente Moscogliato e Ida Varoli Moscogliato, Elda registrou em suas crônicas, ao longo das décadas, o cotidiano das ruas botucatuenses, especialmente da Curuzu, coração da comunidade italiana, deixando um retrato sensível de uma Botucatu em transformação, desde o século passado até a virada do milênio.
O livro reúne textos e imagens, compondo um registro histórico e afetivo da presença de inúmeras famílias na cidade e do comportamento da época. Num tom autobiográfico e memorialístico, é mesmo um “começo de conversa” entre passado e presente, entre a mulher que escreveu Botucatu e a autora que hoje a revisita, oferecendo ao leitor um percurso por ruas e acontecimentos que, de alguma forma, constituem tantos outros botucatuenses.
O audiolivro é dividido em três partes, com mais de seis horas de gravação, ao todo, com trilha sonora de Josiel Rusmont e vozes femininas que percorrem afetivamente o passado e o presente, revelando a transformação da cidade e de suas famílias. Pode ser acessado na plataforma Spotify. Links na página do projeto, onde já é possível adquirir o livro: https://www.editoramireveja.com/elda .
Ação educativa e teatral
Desde maio, alunos dos oitavos anos da EMEF Elda Moscogliato, na zona rural, participam de oficinas e ensaios que estimularam leitura e escrita e culminaram na peça “Querida Elda”, dirigida por Solange Rivas, que também assina a composição homônima escrita para a peça ao lado de Gisele Barbosa, com encenação da Cia de Teatro Chafariz.
Pelo Projeto Elda, alunos e atores já se apresentaram em eventos como a FLIB (Feira Literária de Botucatu), promovida pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), no campus da Unesp, o BotuSIMA – Simpósio de Metodologias Ativas do Ensino Fundamental, realizado pela Secretaria de Educação de Botucatu, além de apresentações na Biblioteca Municipal Emílio Pedutti e no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
A peça “Querida Elda” terá nova apresentação no lançamento oficial do livro, com interpretação em LIBRAS e registro em fotografia e vídeo para posterior exibição nas escolas, integrando aprendizado, memória e criação artística de forma acessível.
O projeto prevê distribuição gratuita dos exemplares impressos para alunos, professores e funcionários da escola, bibliotecas públicas, universidades e instituições culturais, enquanto e-book e audiolivro estão disponíveis no site da Editora Mireveja (https://www.editoramireveja.com/elda), na Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, na Biblioteca Municipal Emílio Pedutti e no NAPE de Botucatu, garantindo amplo acesso e inclusão.
“Com o projeto, quis valorizar a memória literária e cultural da cidade, aproximar alunos e comunidade da obra de uma cronista pioneira e promover o interesse pela leitura, escrita e criação artística por meio de experiências enriquecedoras e acessíveis para todas as idades”, afirma Claudia Bassetto. “Só durante a pesquisa e o processo de escrita percebi o quanto as histórias de Elda também falavam de mim. Foi nesse encontro de trajetórias que nasceu o diferencial do trabalho, entrelaçando nossas histórias.”
O lançamento do livro é gratuito. E, para 2026, a autora já tem programação planejada para as cidades da região, incluindo Bauru, Lençóis Paulista, Pardinho, Piracicaba, Pratânia, São Manuel e Sorocaba.

Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação