Massoterapia auxilia no tratamento de doenças e também ajuda a relaxar

Técnica reconhecida pelo SUS melhora a circulação sanguínea e o relaxamento e promove qualidade do sono; especialista do Senac Botucatu orienta sobre o tema

Tensões, dores musculares, irritabilidade e insônia são provocadas por diferentes fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade. Uma das maneiras de aliviar esses desconfortos é a massoterapia, técnica de manipulação corporal reconhecida pelo SUS como Prática Integrativa Complementar em Saúde (PICS), que aliada a outros recursos terapêuticos é capaz de melhorar o funcionamento do organismo por meio do relaxamento e do alívio do cansaço.

Guilherme Augusto Rago Ferraz, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Botucatu, ressalta que o toque pode minimizar dores, além de melhorar a circulação sanguínea: “As sessões de massoterapia auxiliam no relaxamento muscular, articular e mental, melhoram as funções fisiológicas, atenuam dores da postura e aumentam a consciência corporal”. Ele explica que são diversas as técnicas que podem ser escolhidas, como a massagem clássica; relaxante energética; ayurvédica; com óleos essenciais (aromaterapia); nos pés (reflexologia podal); shiatsu; Do in; bambuterapia; e com pedras quentes.

“Massagens como a relaxante energética e a reflexologia podal são ótimos exemplos desse processo de alívio e de fortalecimento do organismo. O benefício está ao associar as funções terapêuticas com os princípios ativos encontrados nas plantas das quais são extraídos os óleos essenciais”.

Ainda de acordo com o docente, com a chegada do outono e do inverno, outra vantagem é que a técnica pode ser uma aliada para o período, pois proporciona diferenciais importantes para o organismo com a melhora do fluxo de nutrientes e a eliminação de toxinas nocivas ao organismo. “A massoterapia contribui para a sensação de bem-estar em dias mais frios, devido à ativação das células. Outro ponto positivo está em auxiliar a hidratação da pele evitando ressecamento e fissuras”, pontua.

O uso da massagem para a promoção do bem-estar é uma prática reconhecida, tanto que o SUS implementou as PICS como apoio aos tratamentos de saúde, sendo a massoterapia e outros recursos terapêuticos contemplados.

“Cada uma dessas práticas tem indicações bem desenhadas para o corpo. Por isso, aos que se interessarem por esse universo natural de relaxamento e promoção da saúde, é necessário pesquisar sobre qual a melhor opção para determinada situação ou objetivo”, orienta Guilherme. Quanto à frequência da aplicação, depende do quadro de saúde da pessoa e da técnica. Há massagens que podem ser aplicadas diariamente, outras semanalmente, a cada quinze dias ou mensalmente.

“Essa análise precisa ser feita por um profissional qualificado, que determinará quais procedimentos e frequência são adequados para cada caso. Não há uma receita pronta, pois cada pessoa é única e suas necessidades precisam de um diagnóstico específico”, explica o docente.

O Senac Botucatu frequentemente promove atendimentos gratuitos na área, a disponibilidade pode ser consultada no Portal Senac. Para mais informações acesse: www.sp.senac.br/botucatu

 

Serviço:

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista, Botucatu/SP

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.