Papa determina que cardeais paguem aluguel no Vaticano

O Vaticano anunciou ontem a decisão do Papa Francisco em que ele ordena os cardeais a começarem a pagar aluguel para morar na região da sede da Igreja Católica a partir de agora.

  • Até hoje em dia, eles só tinham a obrigação de arcar com despesas básicas das residências — como contas de água e luz — e moravam em “condições de favor” em imóveis da Igreja.

Agora, a nova regra fará eles serem cobrados na mesma escala de valor de qualquer outra pessoa que mora na cidade-estado e não é da Santa Sé.

O motivo? O atual contexto econômico. Mas calma… Isso não significa que a Igreja esteja passando por dificuldades financeiras. A lógica é mais simbólica do que uma necessidade, de fato.

No texto assinado pelo Papa, ele justifica a medida ressaltando a importância de dar exemplo e destinar mais recursos aos necessitados diante do “grave” contexto econômico atual.

  • Basicamente, Francisco quer que todos façam algum sacrifício e contribuam com a missão de caridade da Igreja.

Há dois anos, o Papa Francisco determinou um corte de 10% nos salários dos cardeais e redução na remuneração de outras pessoas. No entanto, na época, o principal objetivo era evitar demissões.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.