Prefeitura de Botucatu oferecerá 15 mil castrações gratuitas em 2024

Serviço será realizado ao longo de todo o ano a partir de agendamento. População deve ficar atenta às recomendações preparatória e evitar faltas e desistências.

A Prefeitura de Botucatu, através do Setor de Castrações Gratuitas, fará um investimento importante na área de saúde animal em 2024. O ano mal começou e a Prefeitura já garantiu a contratação de 15 mil castrações para cães e gatos. O objetivo é que o serviço seja prestado através de agendamento ao longo de todo o ano.

Desde o início da Gestão do Prefeito Mário Pardini, a Prefeitura tem ampliado o investimento na Causa Animal. Em 2017 foram realizadas, através de convênios com ONGs do Município, cerca de 1.500 castrações de cães e gatos. A Prefeitura também aumentou ano a ano os atendimentos, o que resultou no crescimento expressivo, ultrapassando 30.600 procedimentos até 2023 no total. Veja o número de serviços prestados nos últimos anos.

2017 – 1.500

2018 – 2.000

2019 – 3.490

2020 – 3.884

2021 – 5.433

2022 – 7.936

2023 – 6.447

Em 2023 o número de castrações só não foi maior devido às faltas e aos tutores não cumprirem as orientações dos médicos veterinários para a realização do procedimento. Ou seja, a Prefeitura conseguiu executar apenas 6.447 das 10 mil castrações contratadas porque muitos tutores agendavam o procedimento e não compareciam ou não seguiam recomendações básicas, como manter o animal em jejum, o que não permitia a realização do procedimento, levando ao cancelamento.

Para alcançar a meta de castrar 15 mil animais gratuitamente em 2024, a Prefeitura pede a colaboração da população, principalmente dos tutores de cães e gatos.

O primeiro passo é preencher corretamente o primeiro cadastro, realizado no site da Prefeitura. O preenchimento preciso das informações garante que a equipe da Prefeitura localize o tutor, oriente sobre os procedimentos pré-cirúrgicos e agende a castração.

Os procedimentos pré-operatórios são essenciais para o sucesso da castração e o bem-estar do cão ou do gato, por tanto, o tutor deve seguir todas as orientações. E, o mais importante, é que o tutor não falte ao agendamento.

Atenção: podem ser castrados cães e gatos a partir dos 5 meses.

Os interessados em castrar seus animais podem enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (14) 98177-158, pelo telefone fixo 3811-4932 ou acessar o site da Prefeitura e preencher o formulário da aba Canil Municipal.

Caso já tenha feito cadastro anteriormente, não há necessidade de fazer novamente. A equipe reforça que o cadastro deve ser feito apenas por meio do formulário.

Pedro Ribas

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.