Reino Unido vai “liberar” drogas para evitar drogas

A gente sabe que o título pareceu não fazer sentido… Mas vamos lá. Depois de quase uma década de debates, Glasgow abriu as portas do Thistle, a primeira sala de consumo seguro de drogas no Reino Unido.
Consumo seguro de drogas? Sim. O espaço permite que usuários consumam substâncias — incluindo heroína — sob supervisão médica e em um ambiente controlado.
  • Além de garantir condições mais seguras e limpas, o objetivo é reduzir o risco de doenças transmissíveis, como o HIV, e oferecer apoio especializado para dependentes.
Um reflexo da crise: A iniciativa surge em um momento crítico, com o agravamento das mortes por overdose. Em 2023, a Escócia registrou 1.172 óbitos relacionados ao uso de drogas, um aumento de 12% em comparação ao ano anterior.
Funcionando todos os dias, o Thistle opera com um investimento anual de £ 2,3 milhões do governo escocês.
🏢 Não é tãaao novidade assim: Centros supervisionados existem há quase 40 anos. O primeiro surgiu em Bern, na Suíça, e modelos semelhantes já se espalharam por Europa, Austrália e Canadá. Aqui na América Latina, a Colômbia abriu um em 2022.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.