Novo coronavírus: o que precisamos saber?

As notícias mais recentes são enfáticas: não há nenhum caso do novo coronavírus no Brasil. No entanto, buscas sobre as principais informações da doença crescem diariamente. O que é o coronavírus? Como se proteger? Pega no ar?

Segundo o Infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. Carlos Magno Fortaleza, é importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. “Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012”, explica.

O novo coronavírus causa doença respiratória pelo agente coronavírus, e teve início na China. Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou o nível de alerta e declarou emergência global da epidemia.  Países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, entre outros, já registraram casos da doença.

O Brasil investiga casos suspeitos do coronavírus, e por enquanto, nenhum foi confirmado no país. Nesta semana, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e a Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência (CCIRAS) do HCFMB divulgou orientações aos servidores e já tem um plano de ação, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (SES), para atendimento de casos suspeitos por infecção pelo novo coronavírus, se houver. O protocolo orienta os servidores no diagnóstico, tratamento e isolamento dos casos.

“Ainda é cedo para orientações mais rígidas, mas certamente, evitar contato em locais públicos quando estiver com sintomas gripais e sempre se atentar a lavagem das mãos são procedimentos básicos que evitam diversos tipos de vírus e infecções”, finaliza Fortaleza.

O que sabemos até agora sobre o novo coronavírus?

A transmissão entre humanos ocorreu da seguinte forma:

– Proximidade do paciente com familiares e profissionais de saúde

– A maioria dos casos envolve contato com quem visitou a província de Hubei (China), cuja capital é Wuhan, de onde o vírus partiu

 

Qual a gravidade da doença?

– Os problemas respiratórios variam de leve à pneumonia e morte

– Gravidade é maior entre pessoas já doentes e idosas

 

Como se prevenir?

– Não entre em contato com quem sofre de infecções respiratórias

– Lave as mãos frequentemente

– Use álcool gel para limpar a superfície dos móveis e objetos

– Evite contato com animais selvagens ou doentes

Fonte: Dr. Carlos Magno Fortaleza (HCFMB) e OMS (Organização Mundial de Saúde)

 

Evite compartilhar fake news

Apesar de ser um rápido meio de comunicação, a internet está repleta de mensagens falsas sobre o coronavírus.

Uma das mensagens de circulam é que o Diretor do Hospital das Clínicas dá orientações sobre a propagação do vírus. Essa mensagem é falsa.

Recebeu uma mensagem sobre saúde está na dúvida se ela é verdadeira ou não? Envie para o SAÚDE SEM FAKE NEWS, pelo WhatsApp: (61) 99289-4640. (Contato – Ministério da Saúde)

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.