O voo, com os primeiros brasileiros resgatados após a escalada do conflito armado entre Israel e Hamas, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília). A aeronave militar, um Airbus A330 200, carrega 211 brasileiros repatriados.
O voo terá duração prevista de 14h (20h no horário local) e tem previsão de chegada no Aeroporto Internacional de Brasília às 4h desta quarta-feira (11/10). A lista de pessoas a bordo não foi divulgada por motivos de segurança.
Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15/10). Até o momento, 2.377 brasileiros em Israel se inscreveram no processo para repatriação ao Brasil, de acordo com a Embaixada Brasileira em Tel Aviv.
Grande parte dos inscritos são turistas que visitavam a capital israelense e Jerusalém. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram o formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.
Primeiro voo
O primeiro voo para resgatar os brasileiros de Natal (RN) às 18h05, no último domingo (8/10), e permaneceu em Roma até as 11h42, horário local (6h42, horário de Brasília) desta terça-feira (10/10), quando decolou rumo ao território israelense.
Médicos e psicólogos estarão nessas aeronaves para auxiliar na repatriação dos brasileiros.
A guerra entre Israel e o Hamas está no quarto dia, após o ataque surpresa na manhã do último sábado (7/10). O número de mortos na guerra entre Hamas e Israel passa de 1,7 mil, e há expectativa de que a quantidade aumente.