Na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de março, a Sabesp realizará uma série de ações educativas e ambientais em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março) em todo o Estado de São Paulo.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e é celebrada anualmente com o objetivo de reforçar a importância deste recurso natural e de promover a consciência sobre a preservação e bom uso da água, principalmente voltado a crianças e adolescentes.
No Médio Tietê, a Sabesp realiza diversas ações em parceria com escolas municipais, secretarias de educação e do meio ambiente dos 35 municípios da região. Também é destaque as parcerias com instituições como o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e o S.O.S. Itupararanga, uma ONG ambientalista de Ibiúna.
Promoverão palestras educacionais em escolas os municípios de Águas de São Pedro, Areiópolis, Botucatu, Pardinho, Pratânia, Santa Maria da Serra e São Manuel.
Serão realizadas visitas nas áreas da Sabesp nas seguintes cidades: Agudos, Anhembi, Arealva, Bocaina, Bofete, Boituva, Boraceia, Cesario Lange, Conchas, Dourado, Ibiúna, Laranjal Paulista, Pederneiras, Pereiras, Piedade, Quadra, Salto de Pirapora, Santa Maria da Serra, São Roque, Tatuí e Torrinha.
Como parte das ações ambientais, ocorrerá plantio de mudas nativas em Agudos, Alumínio, Bocaina, Boraceia, Botucatu, Capela do Alto, Iperó, Itatinga, Pederneiras, Piedade, Porangaba, São Roque e Torrinha.
Outros eventos ocorrerão em Araçariguama, Charqueada, Torre de Pedra. Em Tatuí, ocorrerá também uma apresentação cultural no Conservatório e soltura de alevinos no Lago Maria Tuca; Em Ibiúna, acontecerá um plantio de mudas, em parceria com a ONG S.O.S. Itupararanga, na represa de mesmo nome.
“É uma grande satisfação voltar com a realização em massa dessas celebrações. O Dia da Água é uma das datas mais importantes na companhia, pois temos contato direto com a sociedade e podemos contribuir com a promoção da sustentabilidade e da cidadania para as futuras gerações”, ressalta o superintendente da Sabesp no Médio Tietê, Maurício Tápia.
Nas celebrações de 2023, a Sabesp no Médio Tietê contemplará mais de 5.700 estudantes, professores, profissionais da saúde e do meio ambiente, autoridades e moradores em todos os 35 municípios da regional.