A Uber iniciou nesta segunda-feira (28) um projeto piloto focado em oferecer mais conforto e segurança às usuárias brasileiras, permitindo a solicitação de viagens exclusivas com motoristas mulheres. O anúncio foi feito durante um evento em São Paulo pela diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna.
O teste será implementado gradativamente em sete cidades: Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande. A novidade chega em três formatos distintos:
1. Reserve Mulheres Motoristas: Permite agendar viagens com antecedência mínima de 30 minutos, selecionando a opção “Mulheres Motoristas”. Disponível em todas as sete cidades do piloto.
2. Preferência das Mulheres: Usuárias podem ativar a preferência por motorista mulher nas configurações. O aplicativo priorizará a opção, mas se o tempo de espera for longo, redirecionará automaticamente para o motorista mais próximo (Uber X). Disponível nas sete cidades.
3. Mulheres Motoristas (Imediata): Opção disponível na tela inicial para viagens imediatas, tentando parear com uma motorista mulher. Se a espera for longa, o app perguntará se a usuária deseja continuar ou ser redirecionada. Esta modalidade será testada apenas em Piracicaba.
A Uber cita o crescimento de 160% na base de motoristas mulheres (que hoje representam 8% do total no país) desde o lançamento do U-Elas em 2019. Silvia Penna destacou que a iniciativa visa coroar os esforços da empresa para proporcionar tranquilidade às usuárias, prometendo continuar investindo em ferramentas de segurança e conteúdo educativo para todos os usuários.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação