China registra primeiro crime ligado a uso de ChatGPT

Primeira de muitas? A China registrou a sua primeira prisão ligada ao uso de inteligência artificial criadora de conteúdo. O suspeito tem o sobrenome Hong e foi detido no nordeste do país.

A primeira notícia falsa que chamou a atenção afirmava que 9 pessoas tinham morrido em um acidente de trem. Variações do texto foram publicadas em mais de 20 contas diferentes da Baidu — equivalente local do Google.

Hong será acusado do crime de perturbação pública que, pela lei chinesa, inclui casos de pessoas que publicaram ou disseminaram notícias falsas na internet. A pena é de 5 a 10 anos de detenção.

O buraco é mais embaixo… 🇨🇳

Tentar definir limites para a AI é uma dificuldade no mundo todo. Entretanto, com o controle de internet imposto pelo Partido Comunista, a questão na China é ainda mais rigorosa.

Só pra ter ideia, o regime de Xi Jinping veta a circulação de notícias e informações que desagradam ao governo ou que, na visão deles, possam gerar problemas para a sociedade.

Bottom-line: Além de Hong ser o primeiro suspeito detido por mal uso do ChatGPT, seu caso também é o pioneiro do tipo desde o lançamento de uma ampla legislação de regulação da AI, em janeiro.

fonte: The News

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.