Volocopter e John Deere criam drone agrícola autônomo para pulverização de plantações

A startup desenvolvedora de aeronaves autônomas Volocopter, revelou recentemente que está desenvolvendo um drone em parceria com a John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas. O objetivo das duas empresas é o desenvolvimento de um drone para aplicações agrícolas, mas não pense que é uma aeronave para tarefas em pequena escala, o projeto é mais ambicioso do que parece.

A desenvolvedora alemã de drones resolveu participar de um projeto ambicioso juntamente com a norte americana fabricante de equipamentos agrícolas. O objetivo das empresas é o desenvolvimento do Volodrone, um drone capaz de realizar a pulverização de grandes plantações de maneira autônoma. A aeronave possui 18 hélices e um motor totalmente elétrico, proporcionando uma autonomia de 30 minutos de voo. A máquina é capaz de transportar até 200Kg e é possível programá-lo para seguir uma rota pré-determinada ou pilotá-lo de maneira remota, através de um controle, caso seja necessário.

VoloDrone. Fonte: volocopter (Twitter)
Fonte: volocopter (Twitter)

Para realizar a pulverização das plantações, a John Deere conectou ao VoloDrone um conjunto de pulverizadores e tanques no ponto de conexão de carga, que fica debaixo da parte central da estrutura da aeronave. Nos tanques anexados ao drone é possível abastecer com pesticidas, fertilizantes líquidos, agentes anticongelantes para evitar as adversidades do clima e muito mais. Ambas empresas acreditam que será possível também, no futuro, utilizar o drone para outras aplicações como, por exemplo, plantar sementes.

Pulverizadores do VoloDrone. Fonte: pulverizadores

De acordo com a Volocopter, o VoloDrone apresenta inúmeras vantagens para a sua aplicação, pois ele consegue, por exemplo, em comparação com as máquinas agrícolas terrestres, ser mais econômico e mais preciso. A John Deere terá grande colaboração durante os testes, pois haverá pilotos especializados para manusear as aeronaves nas plantações e analisar como será o seu desempenho.

Fonte: TechCrunch

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...