Covid-19: primeira vítima fatal da variante Delta em SP é uma mulher de 74 anos, que já havia sido vacinada e tinha comorbidade

O Estado de São Paulo divulgou nesta terça-feira (31) que registrou a primeira morte pela variante Delta da Covid-19. A vítima é uma mulher de 74 anos, que já havia sido vacinada e tinha comorbidade.

A informação foi dada pela secretaria municipal da Saúde de Piracicaba, no interior do estado e confirmada pelo secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em entrevista para a GloboNews.

A variante Delta é atualmente vista com grande preocupação no mundo e foi responsável por um aumento de casos nos Estados Unidos e em países da Europa. A cepa é considerada muito mais transmissível que a versão original e consegue circular entre pessoas vacinadas, o que ajuda na alta taxa de contaminação.

Primeira morte pela variante Delta em São Paulo

O secretário disse que a vítima, imunizada com as duas doses da CoronaVac, teve a variante confirmada por meio de sequenciamento genético. A Vigilância Epidemiológica já monitora as pessoas com quem a paciente teve contato antes de dar entrada no hospital.

A primeira morte pela variante Delta em São Paulo ocorre em um momento em que o Governador de São Paulo, João Doria, decretou o fim da maior parte das medidas de isolamento no estado. Agora comércios não possuem mais limites de circulação e lotação e a única exigência mantida nas ruas é o uso de máscara. Apesar disso, algumas cidades ainda mantem protocolos.

Nos EUA as mortes pela variante Delta ocorrem quase que totalmente em pessoas que não tomaram a vacina, apesar disso, vacinados testam positivo para a doença, já em São Paulo ainda não há dados sobre a porcentagem de contaminados com a Cepa, apesar da primeira morte registrada oficialmente.

fonte: Olhar Digital

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.