Senar realiza curso de processamento de carne de peixes a ribeirinhos

A capacitação como ferramenta de transformação, geração de renda, preservação ambiental e fomento ao Turismo. Os moradores de Botucatu que residem em áreas rurais banhadas pelo Tietê – Porto Said, Rio Bonito e Mina, poderão participar de um curso que ensina a processar carne de peixe para comércio e consumo. O treinamento será promovido pelo Sindicato Rural de Botucatu, com apoio da Secretaria Adjunta de Turismo, nos próximos dias 1 e 2 de março, das 8h30 às 17 horas, na Associação dos Trabalhadores e Funcionários da Prefeitura Municipal de Botucatu, no Porto Said.

O curso tem como objetivo geral ensinar a transformar a carne de peixes em embutidos, salgados, curados, carne fresca temperada e defumados, por meio de técnicas artesanais para consumo familiar. A duração é de 16 horas com número máximo de 20 participantes. O projeto tem como público-alvo produtores, trabalhadores e familiares. O interessado deve ser alfabetizado, ter condições físicas e mentais para desenvolver a atividade e idade mínima de 16 anos.

Serão abordados temas, como prevenção de acidentes de trabalho, proteção ambiental, aspectos de saúde, educação alimentar e higiene, nutrição e saúde, comercialização, segurança alimentar, preparação para processamento escolha do local, higienização do local e instalações, sanitização de equipamentos, conhecimentos de características organolépticas (cor, sabor, odor e textura),  tipos de contaminação, cortes e conservação do peixe, processos de salga, cura, embutidos, cominuídos e carne fresca temperada. Embalagem, identificação e armazenamento dos produtos.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (14) 3882-0900

Serviço:  curso de processamento de carne de peixes a ribeirinhos

Data: 1 e 2 de de março, das 8h30 às 17 horas.

Local: Rua Alvaro Zacarias n° 2011 – Porto Said.

Mais informações: (14) 3882-0900

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.