Um confronto com policiais do Baep terminou em morte na tarde desta quarta-feira (27), em Bauru. Segundo a Polícia Militar (PM), um homem de 19 anos morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo durante abordagem do 13.° Batalhão de Ações Especiais da Polícia (13.º Baep), em área de mata na margem do córrego Água da Ressaca, na altura da rua Luiz Ferrari, no Parque das Nações.
De acordo com informações do 13.º Baep, a PM recebeu denúncias de que um indivíduo estaria andando pelo bairro portando uma arma de fogo e ainda ameaçando moradores, cobrando “pedágio”.
Ainda segundo a corporação, por volta das 23h desta terça-feira (26), houve uma tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo na quadra 1 da rua Luiz Ferrari, no Parque das Nações. A vítima foi atingida na perna direita e socorrida por populares ao Pronto-Socorro Central (PSC).
Devido a essas denúncias, equipes começaram a patrulhar no bairro e, por volta das 17h30, uma guarnição decidiu realizar abordagem em ponto conhecido pela venda de entorpecentes. No local, havia um homem que, ainda segundo a corporação, teria resistido à abordagem e corrido em direção ao córrego.
Enquanto corria, informa o 13.º Baep, o indivíduo teria apontado uma arma em direção aos agentes, atravessado o córrego a pé e novamente direcionado o armamento aos PMs que, em resposta, abriram fogo.
O homem foi atingido no pescoço e tórax e morreu no local. O óbito foi atestado pelo Samu. De acordo com a corporação, foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração raspada e carregado com seis munições, sendo uma delas picotada (indica que o gatilho foi puxado, mas o tiro falhou).
Ainda não foi divulgada a quantidade de disparos efetuados, nem confirmado se havia outra pessoa no local da abordagem, além da vítima fatal.
A Polícia Técnico-Científica foi acionada e periciou a área da ocorrência. O homicídio decorrente de intervenção policial será investigado pela Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Bauru, que também acompanhou o trabalho de perícia.
O 13.º Baep divulgou, às 21h59, uma nota oficial sobre o caso. Leia abaixo, na íntegra:
“Nesta quarta-feira, os policiais militares do 13º BAEP, receberam informações de uma tentativa de homicídio ocorrida no dia anterior (26) na Comunidade do Parque das Naçöes e denúncias sobre um indivíduo que estaria ameaçando os moradores com uma arma de fogo naquela região.
Diante das informações, na tarde desta quarta-feira (27) foi desencadeada uma Operaçäo na Comunidade e em dado momento um indivíduo com as mesmas características da denúncia foi avistado no local que ao perceber a presença dos policiais militares, tentou empreender fuga.
Após breve acompanhamento a pé, o infrator apontou uma arma de fogo para a equipe policial, que neste momento efetuou disparos para se defender da iminente injusta agressão.
O indivíduo foi atingido, caiu ao solo, sendo localizado em sua posse um Revólver Cal.38 na cor preta, marca ROSSI com a numeração raspada e a quantia de R$ 808 (oitocentos e oito reais) em notas diversas.
Foi acionado apoio do resgate para o local, onde o SAMU constatou o óbito do indivíduo, que foi identificado com 19 anos possuindo antecedentes criminais de tráfico de drogas, ameaça e lesão corporal.
Fonte: JCNET
Foto: Larissa Bastos