São Manuel: Rainha da Suécia visita o Brasil, e participa de reinauguração da estação ferroviária

A rainha da Suécia, Silvia Renate Sommerlath, 80 anos, acompanhada do marido, o rei Carlos XVI Gustavo, e de primos visitou nesta terça-feira (5) São Manuel, cidade onde a sua mãe nasceu, e com quem mantém fortes vínculos afetivos.

A comitiva real chegou a São Manuel no final da manhã. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o roteiro da visita incluiu uma passagem pela casa onde o bisavô da rainha morou, Igreja Matriz, Pousada da Colina (abrigo para idosos), Museu Municipal e Estação Ferroviária.

Esta última, que foi reformada e reinaugurada recentemente, recebeu o nome da mãe da rainha, “Alice Soares de Toledo Sommerlath”. O avô dela, coronel Joaquim Floriano de Toledo, foi o responsável pela abertura do ramal de São Manuel quando era senador, em 1896.
A rainha
Silvia Renate Sommerlath nasceu na Alemanha, em 1943. Ele é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo, natural de São Manuel e descendente dos primeiros exploradores portugueses, chegados ao Brasil ainda no século XVI.

A rainha Sílvia e o rei Carlos Gustavo XVI tiveram três filhos: a princesa herdeira Victória, duquesa de Västergötland; o príncipe Carlos Filipe, duque de Värmland; e a princesa Madalena, duquesa de Hälsingland e Gästrikland. Os três viveram cerca de dez anos no interior paulista.

Culta, elegante, educada e reconhecida pela simplicidade e simpatia, a rainha é admirada pelo cumprimento de suas atribuições e também pelo engajamento em projetos sociais. Intérprete, fala seis línguas: sueco, alemão, francês, espanhol, português e inglês e é fluente em Libras.

Antes da visita em São Manuel, a rainha visitou também a cidade de Campinas, que ocorreu na segunda-feira (4), onde assinou, um protocolo para a implementação de estratégias de proteção integral às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, especialmente a sexual.

Ao lado do Rei Carlos XVI Gustavo, a visita marca a implementação da lei 13.431/2017 e da Escuta Protegida, além da criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI), concebido pela Childhood Brasil, instituição criada pela rainha e que comemora 25 anos.

De acordo com a administração municipal, a iniciativa representa um pacto inédito entre o município, a Childhood Brasil, a Fundação Feac e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Centro de Atendimento Integrado

A Prefeitura detalhou que o Centro de Atendimento Integrado vai reunir em um único local todos os serviços previstos na lei para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, em especial violência sexual.

Acompanhe a visita do rei e rainha da Suécia à São Manuel, através do link

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.