Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia de Botucatu inaugura nova sede

O evento acontece no dia (7), no bairro Roseira (ao lado da Demétria) e terá diferentes atrações para a população de Botucatu e região

O MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia) de Botucatu vai inaugurar a sua nova sede, no bairro Roseira (ao lado da Demétria) no dia 7 de dezembro, a partir das 10 horas. O espaço pertencia ao antigo laticínio Cambará.

Após meses de reforma e organização, o local tem como objetivo acomodar o rico acervo do Museu, além de ser palco de exposições e atividades artísticas e culturais.

Dentro da programação da cerimônia de inauguração, estão inclusas o lançamento do livro “Almanaque da Terra e da Vida”, dos autores Luis Eduardo Anelli e Fabio Ramos, ambos professores da USP e palestras com os temas “Idade da água do Aquífero Guarani”, com o convidado Didier Gastmans e “Geoparque Corumbataí”, com Alexandre Perinotto, ambos professores da Unesp São Carlos.

Além disso, de acordo com a diretora e curadora do MAGMA Museu, Berenice Balsalobre, durante a inauguração, os participantes podem conhecer as novas exposições de longa duração que serão inauguradas e que propõe reflexão sobre o Território da Cuesta, Aquifero Guarani, Geodiversidade, Serra Pelada e muito mais!

“O MAGMA é um espaço de Diálogo, Educação e Transformação e principalmente de cultura científica, que em seu sentido mais amplo , conecta Ciência, Sociedade e Sustentabilidade, capacitando os indivíduos a se tornarem agentes de transformação. Assim, promove-se a construção de um futuro mais informado, crítico e comprometido com bem-estar coletivo e ambiental”, reforça Berenice.

“O museu é um espaço de educação não formal, onde as linguagens artísticas atuam como ferramentas no desenvolvimento de dinâmicas e atividades que proporcionam o aprendizado de maneira lúdica, criativa e envolvente. E será possível conhecer uma rocha do Eon Arqueano, de 3,6 a 2,5 bilhões de anos!”, continua a diretora.

A inauguração da nova sede do MAGMA promete marcar um novo capítulo na história de Botucatu e da região, visto que a instituição será um bom apoia para fortalecer a educação, arte e a ciência.

Relembre sobre a calçada geológica

Recentemente foi instalada uma exposição externa, a Calçada da Terra e da Vida, uma exposição ilustrativa e áudio-descritiva a céu aberto, que conta de forma cronológica, a história geológica do planeta Terra ao longo de 4,6 bilhões de anos. Permite um panorama da evolução do planeta, da flora, da fauna e do Ser Humano.

Criada para compartilhar conhecimento de forma acessível para todos e de fácil compreensão, a calçada foi inaugurada em março de 2024, soma 48 metros, e é considerada a única calçada geológica ilustrada do Brasil.

Sobre o MAGMA

O MAGMA é um espaço de cultura científica, onde os visitantes experimentam a ciência e o conhecimento por meio de diálogos e ações educativas entre as áreas de geociências, mineralogia e astronomia. Sua atuação tem por objetivo propor o questionamento e a conscientização para a integração entre os seres humanos, meio ambiente, planeta e universo. O MAGMA, de forma orgânica e em constante construção, quer ser um espaço de lazer, cultura, ciência, memória, exposição, conhecimento, sensibilização para receber os estudantes dos ensinos básico, universitário e também o público em geral.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.