Alunos de escolas municipais participaram de oficina de fósseis do Serviço Geológico do Brasil

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, alunos do Ensino Fundamental I das EMEFs “Dr. Cardoso de Almeida”, “Hernâni Donato” e “Professora Nair Amaral” participaram de uma oficina interativa sobre fósseis, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

A atividade do SGG faz parte de uma parceria com o Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), localizado no Bairro Demétria, organizada pela geógrafa e curadora do museu, Berenice Balsalobre, juntamente com Vinícius Nunes Alves e Patrícia Montebello – professores de Experiências em Ciências da Natureza da rede municipal.

A oficina conta com uma palestra introdutória sobre fósseis e dinossauros ministrada pela geóloga Andrea Sandere e com uma atividade de pintura de réplicas de fósseis em gesso. As peças escolhidas para pintar têm grande apelo do público infanto-juvenil: dente de Megalodon (tubarão gigante), garras de Velociraptor (presente no Jurassic Park)Deinonychus (eficiente predador), concha de Amonite (molusco), exoesqueleto de Trilobita (artrópode) e garra do bicho- preguiça gigante (gênero Lestodon), todos extintos.

“Os alunos fizeram perguntas após a explicação, exploraram a coleção de fósseis que estava na mesa e pintaram de forma criativa as réplicas de gesso. Cada estudante levou para casa duas peças e todos gostaram muito, inclusive alguns já visitaram o museu Magma da Demétria que também tem alguns fósseis”, comentou o professor Vinícius.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.