Saúde intensificará vacinação contra a Influenza, Covid-19 e antecipará vacina contra Poliomielite

No próximo sábado, (25), todas as unidades de saúde de Botucatu estarão abertas das 8 às 13 horas para realizar uma grande ação de vacinação contra a Influenza, Covid-19 e Poliomielite.

A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Sendo assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade de as unidades estarem abertas para atualizar a situação vacinal.

As doses contra influenza podem ser tomadas por qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade, desde que não tenham alergia ou contra indicação médica. Já as doses contra a Covid-19 serão aplicadas em crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a dose monovalente do imunizante. E a vacina contra a Poliomielite será aplicada em crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), como prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A Campanha de vacinação tem como objetivo imunizar 95% da população contra as doenças e a ação se faz necessária, para prevenir casos grave e hospitalizações.

Em Botucatu, as doses da vacina estão disponíveis em todas as 22 unidades de saúde, além das salas noturnas de vacinação. Para tomar o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e portarem documento com foto e carteirinha de vacinação. Os adultos, documento com foto e carteira de vacinação.

Vacinação simultânea:

As vacinas contra Influenza, Covid-19 e Poliomielite podem ser administradas na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação e também com outros medicamentos.  Assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade da Campanha para atualizar todas as vacinas.

Sobre a imunização:
Poliomielite:
Publico alvo: menores de 5 anos.
As crianças menores de 1 anos de idade serão vacinadas conforme a situação vacinal do esquema primário, já as de um ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário.

Covid-19:
Publico alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupo prioritários – gestantes, puerperas, pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos.
Para vacinação a pessoa deve ter intervalo de 3 meses da última dose.

Influenza:
Público alvo: população geral a partir dos 6 meses.

Atenção! Adiar a vacinação se criança estiver com doença febril, diarreia grave ou vômito intenso;

Onde se vacinar:
Unidades de Saúde
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Salas de Vacinação Noturnas
Centro de Saúde Escola (CSE) Vila dos Lavradores
Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores
das 18h às 21h30.

Policlínica CSI
Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro
das 18h às 21h30.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.