O atleta Marildo José Barduco, conhecido como “corredor Barduco”, denunciou o acúmulo de lixo a céu aberto às margens da Rodovia Marechal Rondon, em Botucatu. A denúncia foi feita ao Alpha Notícias, que tem acompanhado o problema do descarte irregular na cidade.
Barduco relata que, no sábado (1º) à tarde, durante um treino com outro atleta, deparou-se com uma grande quantidade de lixo próximo à rotatória da Fazenda Matão, em um local onde há uma placa de proibição de descarte.
“É triste ver tanto lixo em um local como esse, ainda mais com uma placa que proíbe o descarte. Isso causa uma má impressão da cidade para quem passa pela rodovia”, desabafou Barduco.
O atleta também mencionou outros pontos críticos de descarte irregular, como a descida da Base da Nuvem, onde a quantidade de lixo é considerada “absurda”.
Essa não é a primeira vez que o Alpha Notícias denuncia o problema do lixo em Botucatu. Recentemente, o jornal noticiou um flagrante de descarte ilegal em uma estrada rural, onde a Guarda Civil Municipal identificou e ouviu duas pessoas por crime ambiental, utilizando as câmeras da muralha virtual.
A denúncia de Barduco reforça a necessidade de ações do poder público para combater o descarte irregular de lixo em Botucatu. A fiscalização e a conscientização da população são medidas importantes para preservar o meio ambiente e a imagem da cidade.
- Lei 2.312/1954, que proíbe o descarte inadequado de lixo
- Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que reforça a proibição do descarte inadequado de lixo
- Lei 12.305/2010, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação