Movimento Escolas Abertas Botucatu organiza carreata pela reabertura das escolas da cidade em 08 de maio

Apesar do governo de São Paulo ter decretado a educação como atividade essencial em todo o estado no dia 26 de março, em Botucatu ainda não houve autorização da prefeitura municipal para o retorno presencial do ensino fundamental e demais séries posteriores na cidade até o momento da divulgação desta matéria. Enquanto isso, bares, restaurantes, academias de ginástica, cinemas, shoppings e cultos religiosos voltaram a funcionar normalmente.

É com o objetivo de questionar esta incoerência e clamar por urgência na retomada às aulas presenciais com os devidos protocolos de segurança que o movimento Escolas Abertas de Botucatu está organizando uma carreata pela cidade no dia 08 de maio, com início às 10h. A carreata terá início na Av. Dom Lúcio, em frente ao Espaço Cultural (descida, sentido Centro), entra na R. Campos Sales, ingressa na R. General Teles e entra na R. Visconde do Rio Branco, desce até a Av. Vital Brasil, segue até o acesso ao elevado Bento Natel, segue em direção à V. Antártica sentido escola Angelino de Oliveira, entra na R. Jaguaribe em direção à rotatória do INCA, entra na Av. Leonardo Vilas Boas até o cruzamento com a R. Major Matheus entrando nela e descendo todo o trajeto até entrar na Av. Vital, subindo até a Praça Brasil Japão para dispersão.

Se a interrupção do ensino por 13 meses já não fosse grave o bastante para pontuar a urgência da retomada, a questão envolve desdobramentos ainda mais dramáticos: a vulnerabilidade a que estas crianças e jovens ficam expostos, desde acidentes pessoais e fome até violência física e psicológica, conforme tem sido constatado pelo aumento alarmante na incidência de abusos contra menores de 14 anos na cidade.

Já foi demonstrado pela experiência e pela ciência que é possível reabrir as escolas seguindo os protocolos de segurança sem causar aumento nos contágios por Covid-19. Prefeituras, estados e escolas (públicas e particulares) tiveram mais de um ano para cumprir sua obrigação em re-adequar as instalações e condições de ensino para todos.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.