Biblioteca Pública de Pardinho é selecionada para o Viagem Literária 2025 e recebe espetáculo com Cia. Mandingueiras da Pracinha

A 17ª edição do programa estadual chega a 66 cidades paulistas com foco na literatura afro-brasileira. Atividades gratuitas de leitura e música integram a iniciativa e são promovidas pelo Instituto Jatobás.

A Biblioteca Pública de Pardinho, localizada no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade e administrada pelo Instituto Jatobás, foi uma das 66 selecionadas no estado de São Paulo para sediar a 17ª edição do programa Viagem Literária, promovido pelo Governo do Estado. O projeto, que circula por municípios paulistas desde 2008, promove o acesso à literatura brasileira contemporânea por meio de ações gratuitas e encontros com escritores e contadores de histórias.

Com isso, no próximo dia 29 de agosto (sexta-feira), a Biblioteca Pública de Pardinho “Emanuel Sartori da Rocha” recebe duas sessões do espetáculo “A mentira da verdade”, da Cia. Mandingueiras da Pracinha: às 9h e às 14h, com entrada gratuita. A atividade faz parte do Módulo Contação de Histórias e é indicada para todas as idades.

“Fazer parte do Viagem Literária é um reconhecimento do trabalho que a Biblioteca de Pardinho vem realizando ao longo dos anos. A ação amplia nosso compromisso com a leitura, a cultura e o fortalecimento das identidades através da literatura”, destaca Rosane Voss, Bibliotecária no Instituto Jatobás.

A Biblioteca Pública de Pardinho se consolidou como um polo de conhecimento e cultura, referência para escolas, educadores e serviços da rede de assistência social da cidade. Mais do que um espaço para leitura, é um centro de aprendizagem contínua, formação cidadã e desenvolvimento de competências essenciais para os desafios atuais. Com acervo físico e digital disponível na plataforma BibliON, o espaço reúne livros, histórias em quadrinhos, brinquedoteca, área de estudos, contação de histórias, oficinas e uma programação artística, educativa voltada a todas as idades e muito mais, tudo gratuitamente.

Cada título é cuidadosamente selecionado para estimular o hábito da leitura em todas as fases da vida, fazendo da biblioteca um organismo vivo que dialoga com a comunidade e acompanha suas transformações.

A Cia. Mandingueiras da Pracinha

Formada pelas artistas Paula Castro e Camila Signorini, a Cia. Mandingueiras da Pracinha atua há mais de oito anos com narração de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências culturais e intervenções artísticas. A dupla parte das referências da capoeira Angola, da tradição oral e das manifestações da cultura popular brasileira para criar experiências narrativas que dialogam com diferentes públicos e faixas etárias.

O espetáculo “A mentira da verdade” promete envolver o público em uma experiência sensível e reflexiva, por meio da oralidade e da performance poética.

Uma jornada pela literatura afro-brasileira

A edição de 2025 do Viagem Literária tem como tema central a literatura afro-brasileira, destacando vozes que abordam desde os ecos da história colonial até expressões de identidade, cultura e resistência. O programa busca valorizar a diversidade literária, promover o debate e aproximar o público das múltiplas narrativas que compõem o panorama contemporâneo da literatura no Brasil.

Desde sua criação, o programa já passou por mais de 230 municípios, somando 3.600 ações culturais e alcançando mais de 364 mil pessoas. Em sua 17ª edição, além de contações de histórias, o Viagem Literária também realizará encontros com escritores em diferentes regiões do estado.

“Mais do que uma apresentação, essa ação é um convite para que a comunidade se reconecte com o universo literário de forma criativa e transformadora”, conclui Rosane.

Serviço
Programa Viagem Literária com apresentação do espetáculo “A mentira da verdade”
Quando? Dia 29 de agosto
Sessões: 9h e 14h
Entrada gratuita
A Biblioteca Pública de Pardinho está localizada no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade que fica na Praça Ademir da Rocha, s/n.
Para saber mais, acesse: @centromaxfeffer ou institutojatobas.org.br/centro-max-feffer

Sobre o Instituto Jatobás

Desde 2005, promove o acesso à cultura, administra espaços culturais e desenvolve trilhas formativas voltadas à geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Atua no município de Pardinho (SP), berço da música caipira brasileira, e nas áreas vizinhas na APA do Aquífero Guarani, contribuindo para o fortalecimento sócio-econômico da região através da educação, da cultura e de práticas regenerativas.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.