Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu a visita do Prof. Jeffrey Pufahl, especialista em Artes na Saúde ligado à Rutgers University (EUA). A visita teve como foco a construção de parcerias entre áreas da saúde e da arte, com o intuito de desenvolver projetos que promovam o bem-estar e a humanização no ambiente hospitalar.
Coordenada pela Diretora de Assistência do HCFMB, Silke Weber, a programação envolveu reuniões com docentes do HCFMB e da FMB/Unesp. “A arte no hospital é um instrumento poderoso de acolhimento e transformação. Ela contribui para um ambiente mais sensível, empático e receptivo, tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado”, afirma Silke.
O professor Pufahl conheceu áreas do hospital onde intervenções artísticas já vêm sendo aplicadas e também discutiu estratégias futuras. “A presença da arte amplia espaços de escuta, melhora a comunicação entre equipes e pacientes, e fortalece os vínculos humanos”, reforça a Diretora.
O Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, destacou que as ações vão além da assistência médica. “Cuidar é também olhar com sensibilidade para o outro. Iniciativas como essa mostram que inovação em saúde também passa pela empatia”, comentou.
Durante a estadia, a comitiva se reuniu com grupos como os Doutores da Alegria e o Teatro Siriema, além de professoras da FAAC/Unesp e da FMB, com quem discutiram propostas de projetos integrados envolvendo arte, comunicação, oncologia e outras áreas.
Jornal do HCFMB
Foto: Reprodução