Professor da Rutgers University visita HCFMB e fortalece diálogo entre arte e saúde no cuidado hospitalar

Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu a visita do Prof. Jeffrey Pufahl, especialista em Artes na Saúde ligado à Rutgers University (EUA). A visita teve como foco a construção de parcerias entre áreas da saúde e da arte, com o intuito de desenvolver projetos que promovam o bem-estar e a humanização no ambiente hospitalar.

Coordenada pela Diretora de Assistência do HCFMB, Silke Weber, a programação envolveu reuniões com docentes do HCFMB e da FMB/Unesp. “A arte no hospital é um instrumento poderoso de acolhimento e transformação. Ela contribui para um ambiente mais sensível, empático e receptivo, tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado”, afirma Silke.

O professor Pufahl conheceu áreas do hospital onde intervenções artísticas já vêm sendo aplicadas e também discutiu estratégias futuras. “A presença da arte amplia espaços de escuta, melhora a comunicação entre equipes e pacientes, e fortalece os vínculos humanos”, reforça a Diretora.
O Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, destacou que as ações vão além da assistência médica. “Cuidar é também olhar com sensibilidade para o outro. Iniciativas como essa mostram que inovação em saúde também passa pela empatia”, comentou.

Durante a estadia, a comitiva se reuniu com grupos como os Doutores da Alegria e o Teatro Siriema, além de professoras da FAAC/Unesp e da FMB, com quem discutiram propostas de projetos integrados envolvendo arte, comunicação, oncologia e outras áreas.

Jornal do HCFMB

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.