Programa Inspire fecha primeiro ano de atividades com mais de 300 atendimentos

Elaborado por pesquisadores dos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da FMB | Unesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, o programa Inspire encerra o primeiro ano de atividades com a realização de 327 atendimentos.

A última edição de 2023 ocorreu no dia 9 de dezembro, envolvendo a equipe de colaboradores da Função Pulmonar (assistenciais e administrativos), dos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica, além de alunos de Pós-Graduação da FMB e da Graduação da Medicina da FMB | Unesp, FAMECA e UNINOVE.

Criada em fevereiro deste ano para o rastreio precoce e acompanhamento das doenças respiratórias crônicas, como asma, câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a ação também detecta o tabagismo ativo dos indivíduos, incluindo-os ao programa de cessação ao tabagismo do HCFMB, referência no Estado de São Paulo e produtora de diversos estudos sobre os riscos do tabaco.

A médica pneumologista do HCFMB, Drª. Suzana Tanni, afirma que a ação teve um retorno significativo com a identificação de doenças respiratórias de forma precoce e também de doenças graves raras que, se não houvesse uma avaliação especializada, teriam sua evolução comprometida.

“Nosso trabalho teve uma repercussão até mesmo internacional: apresentamos os resultados preliminares ao Professor Visitante Juan P. Wisnivesky, da Icahn School of Medicine at Mount Sinai (Nova Iorque), colaborador do programa, que se impressionou com o potencial modificador do programa para a saúde pública local. Estamos também desenvolvendo um estudo multicêntrico com pesquisadores da Argentina, México e Equador para avaliar o impacto das doenças respiratórias nos cuidadores dos pacientes”.

Prof. Juan visitando o grupo de pesquisa

Além da realização mensal de exames de avaliação diagnóstica de função pulmonar no HCFMB, a ação também realiza um formato itinerante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Saúde da Família, além de atingir bairros rurais mais distantes do município. “O cuidado para garantir a equidade do SUS para toda a população é importante para que o programa tenha durabilidade e acesso para todos”, relata Dr.ª Suzana.

O programa também implantou a capacitação continuada mensal sobre os temas respiratórios para todos os profissionais da rede básica de Botucatu, com oficinas de discussão e propostas de resolução de desafios juntamente com a Secretaria de Saúde do município, e iniciou o telematriciamento (suporte virtual contínuo) entre a rede básica com o Serviço do HCFMB, em que os profissionais podem discutir os casos diretamente com a especialidade.

Para 2024, Dr.ª Suzana prevê a continuação mensal das avaliações especializadas no HCFMB, das edições itinerantes nas unidades básicas e da educação continuada para os profissionais de saúde. “Estamos na busca de outros parceiros que possam contribuir em diferentes cenários, como na avaliação de custo-efetividade do programa, a fim de contribuir cada vez mais com a saúde da população”, finaliza.

JORNAL DO HCFMB

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.