A Acadêmicos de Niterói, que levou à Marquês de Sapucaí um enredo em tributo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi rebaixada apenas um ano após chegar ao Grupo Especial. Na apuração realizada nesta quarta-feira (18), a escola obteve 264,6 pontos, ficando entre as últimas colocadas.
O desfile destacou a trajetória política de Lula e incluiu críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), retratado como o personagem “Bozo”. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanhou a apresentação ao lado do presidente, mas não desfilou, apesar da expectativa. Ela foi substituída pela cantora Fafá de Belém no último carro.
O samba-enredo provocou debates por possíveis interpretações de cunho eleitoral, considerando que Lula é apontado como candidato à reeleição em 2026. Durante o desfile, o presidente assistiu à passagem da escola de um camarote, acenando ao público.
No julgamento, a Acadêmicos de Niterói recebeu as menores notas em sete dos nove quesitos, incluindo comissão de frente, bateria, harmonia e enredo. As únicas notas máximas vieram no quesito samba-enredo.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação