Amigo do IB, Ricardo Galvão é o novo presidente do CNPq

O professor e pesquisador Ricardo Galvão é o mais novo presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão responsável por fomentar a pesquisa científica no Brasil. A nomeação oficial será feita nesta terça-feira, 17, por Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Galvão é considerado um amigo do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu e esteve na cidade em 2019, detalhando o trabalho que realizou no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), especialmente no monitoramento das florestas brasileiras.

No novo cargo, o pesquisador atuará na promoção de financiamentos de bolsas para pesquisadores de graduação e pós-graduação. Seu principal desafio será tornar a carreira acadêmica financeiramente mais atraente para os cientistas.

Galvão, que foi presidente do INPE até o fim de 2019, é formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), é doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, da sigla em inglês) e livre-docente em Física Experimental na USP, por onde também é professor titular aposentado do Instituto de Física da universidade.

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.