Ataque de abelhas deixa 11 pessoas feridas em creche de Bauru

Um enxame de abelhas atacou a Creche e Centro Educativo Unidos para o Bem (OSC), na Vila Seabra, e feriu um grupo de 11 pessoas. As vítimas foram uma professora e 10 crianças, entre 2 e 5 anos, que receberam os primeiros atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, não houve nenhum caso grave. O episódio aconteceu nesta segunda-feira (25), por volta das 8h. A instituição foi evacuada com ajuda da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros. Os feridos foram conduzidos para a UPA Bela Vista.

De acordo com o biólogo Daniel Rolim, da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), esses insetos costumam migrar nesta época do ano. “Entre a primavera e o verão, época mais quente, as abelhas mudam a colmeia de lugar ou a rainha ‘viaja’ para formar uma nova e é acompanhada pelo enxame”, explica.

A OSC informou que, no local, não existiam colmeias ou cachos (amontoado de abelhas). O caso ocorreu durante o trânsito, ou seja, as abelhas estavam passando pela instituição e acabaram atacando as crianças. No momento em que cruzaram a creche, estavam 33 alunos e seis funcionárias na instituição.

Daniel explica, ainda, que o calor também contribui para esse tipo de acidente. “Em temperaturas altas, as abelhas ficam alvoroçadas e podem atacar pela proximidade ou por qualquer barulho que as faça se sentir ameaçadas”, afirma.

O biólogo destaca que os insetos avançam como forma de defesa e somente quando se sentem ameaçados. Exterminar esses polinizadores é considerado crime ambiental e, por isso, a orientação é acionar os bombeiros através do 193 para que as abelhas sejam remanejadas com segurança.

Ao JC, a Secretaria de Saúde informou que a Creche e Centro Educativo Unidos para o Bem tomou as medidas de socorro. “Todas as famílias foram acionadas, solicitadas e orientadas. As medidas de segurança e inspeção do prédio também foram tomadas e a creche ficará fechada por 48 horas”, finaliza.

Fonte: JCNET

Vanessa Grego/Divulgação

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.