Últimas Notícias

Vigilância Ambiental em Saúde captura enxame de abelhas na região Leste

A captura de enxame de abelhas africanizadas é um trabalho realizado de domingo a domingo pela Vigilância Ambiental em Saúde, VAS. Como o manejo destes insetos deve ser executado com segurança, o trabalho de captura na maioria das vezes é feito no período noturno, longe dos olhares da maioria da polução.

Foi o que ocorreu na última segunda-feira, 29, na Vila Rodrigues Alves, após a VAS capturar um enxame migratório que se fixou na parede de um imóvel.

Enxame migratório são abelhas que estão de passagem, a procura de um local adequado para se fixarem. Nesse período de descanso, que pode ser de 12 a 48 horas, raramente irão atacar se não forem molestadas.

Em 2021, foram atendidas 222 solicitações de captura de enxame de abelhas e 361 de vespas. Em 2020, foram 519 solicitações de remoção de enxame de abelhas e 773 de vespas.

Para evitar acidentes com abelhas ou vespas é importante seguir algumas recomendações:

– Ao se deparar com um enxame de abelhas ou vespas, não tente realizar o manejo se não tiver conhecimento técnico para isso;

– Não jogue veneno ou água no enxame, pois isso poderá alvoroçar as abelhas ou vespas e ocasionar acidentes envolvendo pessoas e animais;

– Mantenha a calma e entre em contato imediatamente com a Vigilância Ambiental em Saúde, que avaliará a situação e promoverá o manejo com segurança.

A Vigilância Ambiental em Saúde atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas pelo telefone (14) 3813-5055.

Após horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão da VAS deverá ser acionado através do 199 da Guarda Civil Municipal.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Nova abordagem da GCM acaba em prisão por Tráfico na Vila Jardim

No final da noite de ontem (14) a equipe do GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) durante patrulhamento preventivo comunitário ...