Cidades da região de Bauru, podem ter interferência no sinal da para-bólica: população pode trocar antena por kit digital

Problema pode ocorrer assim que o 5G for ativado em 22 cidades da região que já têm autorização para implantar a tecnologia. Quem utiliza parabólica convencional deverá trocar pelo modelo digital.

A instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para mais 168 municípios da Região Sudeste, dentre vários da região de Jaú, como Bocaina, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Mineiros do Tietê. E mais 15 na região de Bauru. Com a liberação do sinal, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais. Para a população de menor renda, a substituição é gratuita.

A troca se faz necessária, pois a população que utiliza a parabólica tradicional para receber sinal de TV aberta poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.

Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita
Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Para saber se você tem direito, basta acessar o site da Siga Antenado ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Bauru, Botucatu e Jaú são as cidades da região com maior número de famílias que devem ser beneficiadas com a substituição gratuita da nova parabólica digital, com 6.827, 2.554 e 2.544 kits previstos, respectivamente. Na sequência, estão: Dois Córregos (473), Igaraçu do Tietê (426), Pirajuí (406), Conchas (324), Macatuba (289), Duartina (250), Itapuí (231), Piratininga (230), Mineiros do Tietê (228), Bocaina (206), Bofete (197), Areiópolis (188), Arealva (165), Guarantã (121), Anhembi (110), Reginópolis (109), Pardinho (106), Avaí (97), Cabrália Paulista (86), Pratânia (85), Presidente Alves (84), Boracéia (78), Lucianópolis (44), Paulistânia (35) e Balbinos (29).

A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Melhor qualidade
De acordo com Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, a nova parabólica digital tem melhor qualidade de imagem, de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma Guerra.

As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.

Sobre a Siga Antenado
Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Fonte: jaumais

Crédito: Divulgação

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.