Banco de Leite Humano do HCFMB atendeu mais de 500 bebês internados em 2023

A cada gota de leite doada, pequenas vidas são alimentadas pelo amor e se transformam em esperança. É essa a missão do Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) que, de janeiro a novembro de 2023, atendeu mais de 500 bebês internados na UTI Neonatal do HCFMB, graças ao gesto de amor de cerca de 200 doadoras.

Dados do BLH também apontam que, nesse mesmo período, foram coletados 652 litros de leite, realizados 3.870 atendimentos individuais e 120 em grupo, com o objetivo de instruir as mães sobre a amamentação e a importância da doação do leite excedente para os pequenos prematuros.

A nutricionista e responsável técnica do BLH, Angélica Almeida, relata que houve um aumento da quantidade de doações em relação a 2022, bem como o número de internações, propiciando mais pedidos de leite humano pasteurizado pela UTI Neonatal. “Tivemos vários meses com baixa em nossos estoques, mas, graças à solidariedade das doadoras, conseguimos manter a oferta para os bebês prematuros internados”.

Para a médica do BLH, Dr.ª Simone Manso de Carvalho Pelícia, as doadoras de leite humano realizam um papel muito importante para os pequenos pacientes. “Queremos agradecer a todas que, com seu gesto, entregam amor em forma de alimento, e também aos nossos parceiros que ajudam, direta ou indiretamente, na captação de novas doadoras”.

Durante os 365 dias de 2023, não foram apenas doações de leite materno que chegaram ao BLH: frascos de vidro, acessórios para bomba elétrica e mimos para as doadoras também foram destinados ao setor a partir de vários parceiros. “Que, em 2024, possamos caminhar juntos em prol do melhor alimento, que é o leite materno”, finaliza Angélica.

Serviço

O BLH precisa constantemente de doações de leite materno, mas a necessidade é ampliada no período de festas de final de ano e de férias escolares, épocas em que, historicamente, diminui a quantidade de leite coletado.

A doação pode ser feita por mulheres que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB e a coleta é feita a domicílio.

O Banco de Leite Humano do HCFMB está localizado no câmpus da Unesp, em Rubião Júnior, e também no Hospital Estadual Botucatu (HEBo). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3811-6410, (14) 3811-2762 e pelo celular (14) 99799 8289.

JORNAL HCFMB

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.