Delegado Alexandre Protopsaltis, coordenador do Setor de Investigações Gerais (SIG) da CPJ

Bauru: Com voz eletrônica, golpe evolui e tenta fazer vítimas simulando atendimento bancários

Diariamente, a Polícia Civil de Bauru recebe casos de tentativas de golpes praticados por estelionatários cada vez mais especializados em simular as centrais de atendimento de bancos. Já virou praxe lançarem mão, por exemplo, de ligações e vozes eletrônicas, muito semelhantes às adotadas pelas instituições financeiras legítimas. Com tons alarmistas e alguns dados pessoais das vítimas, o contexto é capaz ‘fisgá-las’ e lesá-las.

Existem relatos de bauruenses que recebem diversos telefonemas no mesmo dia, sempre com a mensagem de que o cartão de crédito foi utilizado em uma compra. E esse é o gatilho, frisa o delegado Alexandre Protopsaltis, coordenador do Setor de Investigações Gerais da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Bauru.

“A pessoa se assusta ao achar que o cartão pode ter sido clonado e que foi realizada uma compra indevida. A mensagem eletrônica falsa ainda dá a opção para a vítima alertar se o uso do crédito ou débito foi indevido. Depois, pede para digitar opções no teclado. A partir daí, ela é direcionada para uma voz humana: o golpista tenta concretizar o estelionato pedindo número do cartão e senha”, explica o delegado.

Protopsaltis acrescenta que os estelionatários agem no País todo, o que dificulta a localização e prisão dos indivíduos. Portanto, é preciso que a população fique atenta, sobretudo com os idosos, as principais vítimas.

“A exposição de dados é um fator que contribui para o golpista se passar por um agente bancário real. Muitas vezes, ele está de posse de nome completo, data de nascimento, e-mail e até de uma compra verídica realizada dias antes. Eles também oferecem links e pedem para baixar aplicativos maliciosos que obtêm dados do aparelho”, detalha o coordenador do Setor de Investigações Gerais da CPJ.

Ao receber uma ligação do gênero, ele recomenda que a pessoa tenha calma e verifique a situação. “O ideal é desligar o telefone e ligar para o número do banco ou da agência que possui conta”, orienta ele.

DENUNCIE

Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 197 da Polícia Civil. É importante que os prejuízos, caso ocorram, sejam formalizados em boletins de ocorrência no Plantão Policial de Bauru.

Fonte: JCNET

Foto: Larissa Bastos

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