Botucatu antecipa campanha de prevenção ao Câncer de Mama e oferece mamografias gratuitas a mulheres com mais de 40 anos

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, já deu início à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Mulheres acima dos 40 anos e que realizaram o exame há mais de um ano já podem agendar a mamografia na Casa da Mama, clínica particular que tem convênio com a Prefeitura para oferecer o exame gratuitamente.

A mamografia é um exame realizado nas mamas e que fornece imagens capazes de identificar precocemente câncer, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.

Em Botucatu, são oferecidas gratuitamente 700 mamografias por mês através do convênio entre Prefeitura e Casa da Mama. As mamografias são oferecidas ao longo de todo o ano e são intensificados os exames durante o “Outubro Rosa”. Nos meses de setembro, outubro e novembro estão previstas a realização de pelo menos 35 mamografias por dia.

Além do atendimento diário, no mês de outubro a Casa da Mama também irá realizar mamografia aos sábados, sempre com horário agendado.

Para realizar o exame, é necessário o agendamento prévio, que pode ser feito na unidade mais próxima a paciente ou pelo telefone: 3813-3779. No dia do exame, é necessária a apresentação de documento de identidade e do cartão do SUS com endereço atualizado. As mamografias gratuitas são oferecidas exclusivamente para moradoras de Botucatu.

Após a realização do exame, em até uma semana os laudos são encaminhados para as unidades de saúde, onde as pacientes podem verificar o resultado. Caso haja alguma alteração ou suspeita de câncer de mama, a paciente é encaminhada para um exame de ultrassom e também para consulta e avaliação no Hospital das Clínicas de Botucatu.

 

 

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Casa da Mama

Rua Quintino Bocaiúva, 612 – Centro

Telefone: 3813-3779

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.