Botucatu é a segunda cidade mais segura do Brasil

Botucatu é a segunda cidade mais segura do País de acordo com o Ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A cidade ficou atrás apenas de Jaraguá do Sul, cidade de Santa Catarina.

Confira o ranking das dez cidades mais seguras do Brasil:

1º – Jaraguá do Sul – SC

2º – Botucatu – SP

3º – Brusque – SC

4º – São Caetano do Sul – SP

5º – Indaiatuba – SP

6º – Criciúma – SC

7º – Santa Bárbara d’Oeste – SP

8º – Salto – SP

9º – Atibaia – SP

10º – Itapetininga – SP

O estudo leva em conta cidades acima dos 100 mil habitantes na categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI) que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço.

O ranking utiliza como metodologia a base de dados o ano de 2022 das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Investimentos em segurança pública

Nos últimos anos Botucatu tem feito investimentos robustos em segurança pública. A Secretaria de Segurança adquiriu novas viaturas, armamento, munições e coletes, além de implantar a Muralha Virtual.

Desde o início deste ano a Cidade é monitorada por 90 câmeras de monitoramento das principais entradas e saída, praças, vias públicas e fachadas de escolas públicas.

Destes equipamentos, mais de 50 são câmeras do modelo PTZ que tem capacidade de monitoramento 360º, com longo alcance e funcionamento 24 horas por dia. As imagens produzidas por esses equipamentos serão monitoradas pelo Centro de Operações Integradas da Muralha Virtual.

Outro investimento importante foi a contratação de novos agentes para a Guarda Civil Municipal, dobrando o efetivo pessoal. Com isso, a Cidade passa a ter um Guarda Civil Municipal para cada mil habitantes.

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.