BuZum! chega em Bofete para apresentações do espetáculo “Floresta Viva”

Com sua fábula “Floresta Viva”, que narra a história da abelha Filó e da formiga Jacira em uma aventura para preservar a floresta onde vivem, a cia de teatro de bonecos BuZum! chega em Bofete para apresentações gratuitas no dia 19 de setembro, no Centro Cultural.

 

Voltado para público infanto-juvenil, “Floresta Viva” é uma das estreias da cia. em 2022. Neste espetáculo, o BuZum! enfatiza a importância da preservação das florestas, sua flora e sua fauna, com o intuito de conscientizar o público sobre esse tema que está em evidência na sociedade diante de tantos acontecimentos relacionados à preservação do meio ambiente.

 

“O teatro e a educação são o combustível que move a nossa companhia há quase 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos, o BuZum! busca conscientizar e ensinar crianças, e porque não dizer também adultos, de forma lúdica e divertida, abordando temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de todos. No caso do espetáculo “Floresta Viva” a nossa grande protagonista é a floresta”, explica Mari Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!.

 

O espetáculo “Floresta Viva” será apresentado em praças e equipamentos públicos por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, e da Mineradora Areia Nova, que mantém firme e constante filosofia de investimento na extração de areia e conservação do meio ambiente na cidade de Bofete, atendendo os clientes do interior de São Paulo.

 

Reinvenção

Atualmente o palco é fora do ônibus, em estruturas mais amplas. A plateia assiste cada sessão do espetáculo com distanciamento seguro, de forma protegida. É diversão garantida para o público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos.

 

Sobre o espetáculo “Floresta Viva”

É a história de uma abelha, Filó, que conhece uma formiga esperta, a Jacira. As duas viram amigas inseparáveis, passam por diversas situações na floresta em que vivem, cada uma fazendo seu importante trabalho para o ecossistema e lutando contra alguns de seus predadores: pássaros e tamanduás. Até que um dia, a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca sua amiga formiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um fazendeiro ganancioso e malvado. As duas, reunidas com todas as formigas e abelhas da floresta, conseguem assustar o fazendeiro e proteger seu habitat.

 

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

 

As apresentações aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

 

Ficha técnica “Floresta Viva”

Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez

Texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Fábio Caniatto

Direção: Fábio Caniatto

Elenco: Andressa Ferreira, Carolina Portella, Dani Lima, Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila, Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Dino Soto

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de Produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Aldo Andreetta, Fernando Negah, Henrique Ramos, Leonardo Campos e Renato Queiroz

Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva, Raul Lacerda e Régis da Silva

Design gráfico: Sato do Brasil

Direção administrativa: Jackson Íris

Assistente financeiro: Vânia Rodrigues

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

 

Sobre o BuZum!

Em setembro de 2022, o BuZum! completará 12 anos de experiências e motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de setecentos mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br.

 

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

 

Os espetáculos são apresentados em escolas públicas, parques e praças, por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Banco Toyota – Projeto Árvores Brasileiras.

 

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

 

SERVIÇO

 

BuZum! e o espetáculo “Floresta Viva” em Bofete

 

Data: 19 de setembro (segunda-feira)

Local: Centro Cultural

Endereço: Avenida Ernesto Ebúrneo, 100, centro – Bofete – SP.

Horário das apresentações:

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h

TARDE: 13h30 14h10 14h50.

 

Classificação do espetáculo: 4 a 11 anos

 

Duração: 20 minutos.

 

foto: Sato do Brasil

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.