CNH simplificada: 16 estados já operam sob novas regras nacionais, São Paulo é referência em exame teórico

Em um avanço coordenado entre órgãos regionais e federais, 16 Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) já estão operando sob as novas diretrizes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visando simplificar e baratear o processo de obtenção do documento em todo o país.

O Detran de São Paulo se destaca como referência, sendo a primeira instituição a aplicar o novo exame teórico conforme a Resolução Contran nº 1.020/2025. Para garantir a transparência na transição, o órgão paulista lançou uma página especial em seu site com o passo a passo detalhado das mudanças. Além disso, São Paulo agilizou o cadastramento de instrutores autônomos através de um sistema específico de credenciamento.

A adaptação segue em diferentes ritmos pelo país:

O Rio Grande do Sul está finalizando seus ajustes, com previsão de conclusão até janeiro.
O Amapá realiza adequações sistêmicas de forma gradual, em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, celebrou o sucesso da nova plataforma, informando que a “CNH do Brasil” já registrou mais de 22 milhões de acessos, com mais de 1,6 milhão de brasileiros inscritos no curso teórico online e gratuito. Segundo o Ministro, a iniciativa está “fazendo a diferença na vida de milhares de brasileiros”, habilitando mais cidadãos.

Fonte: Ministério dos Transportes

Foto: Celepar

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.